• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.17.2018.tde-19072018-094622
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Costa Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2018
Orientador
Banca examinadora
Troncon, Luiz Ernesto de Almeida (Presidente)
Carrijo, Débora Couto de Melo
Galheigo, Sandra Maria
Kebbe, Leonardo Martins
Pinto, Maria Paula Panuncio
Título em português
Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional
Palavras-chave em português
Terapia Ocupacional; Profissionalismo; Valores profissionais; Role models; Formação profissional
Resumo em português
Os estudantes desenvolvem suas atividades em diferentes ambientes educacionais, internalizando modelos de atuação profissional e espelhando-se nas experiências profissionais de seus professores e profissionais não docentes. Este estudo teve como objetivos identificar a percepção de estudantes de Terapia Ocupacional sobre os atributos mais importantes em bons modelos de profissional e identificar a percepção de terapeutas ocupacionais docentes e não docentes apontados pelos estudantes como bons modelos sobre os atributos que consideram como representativos desta sua característica. Foram abordados 116 estudantes da FMRP-USP e 102 da UFSCar, através de questionário estruturado e grupos focais; 12 profissionais docentes e não docentes da FMRP-USP e 10 da UFSCar, através de entrevista individual semi-estruturada. Os dados foram analisados quantitativamente (por meio de estatística descritiva) e qualitativamente (através de análise de conteúdo). Os estudantes identificaram como atributos importantes de um bom modelo de profissional: ter um bom relacionamento com o aluno, com o paciente e com a equipe de trabalho; demonstrar empatia; possuir didática; ser organizado e demonstrar comprometimento com o seu crescimento pessoal e profissional. Os profissionais docentes e não docentes referiram que foram indicados como bons modelos por demonstrarem empatia; apresentarem bom relacionamento interpessoal (com o estudante e com o paciente) e mostrar relação teórico-prática. Pode-se concluir que os atributos de um bom modelo para estudantes, não diferem da percepção de docentes/profissionais sobre suas próprias habilidades positivas. Os dados obtidos neste estudo sobre os atributos de um bom modelo na formação do terapeuta ocupacional poderão ser aplicados em programas nacionais de capacitação e desenvolvimento docente.
Título em inglês
Perceptions of occupational therapy students and clinical tutors on the attributes of a good role model
Palavras-chave em inglês
Occupational therapy; Professional values; Professionalism; Role models; Vocational training (undergraduate training)
Resumo em inglês
Students develop their activities in different educational environments, internalizing models of professional performance and mirroring themselves in the professional experiences of their teachers and non-teaching professionals. The objective of this study was to identify the perception of Occupational Therapy students about the most important attributes in good role models and to identify the perception of occupational and non-teaching occupational therapists pointed out by the students as good models about the attributes they consider as representative of their characteristic . A total of 116 students from FMRP-USP and 102 from UFSCar were approached through a structured questionnaire and focus groups; 12 teaching and non-teaching professionals from FMRP-USP and 10 from UFSCar, through a semistructured individual interview. Data were analyzed quantitatively (through descriptive statistics) and qualitatively (through content analysis). The students identified as important attributes of a good role model: having a good relationship with the student, the patient and the work team; demonstrate empathy; possess didactics; be organized and demonstrate commitment to your personal and professional growth. Clinical tutors believed that they were nominated as good role models because they demonstrated empathy; a good relationship with student and patient and were able to link theory to professional practice. It can be concluded that the perceptions of occupational therapy students and clinical tutors about role models attributes were similar. Identification of good role model characteristics may inform teacher training and faculty development in occupational therapy.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
LucianaCostaSilva.pdf (2.54 Mbytes)
Data de Publicação
2018-09-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.