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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2015.tde-27102015-155433
Document
Author
Full name
Maria Manuela Pose Guerra
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2015
Supervisor
Committee
Vargas, Heliana Comin (President)
Bartalini, Vladimir
Ferraz, Valeria de Souza
Title in Portuguese
Eficiência urbana: fluxos para o comércio e tempo para o pedestre
Keywords in Portuguese
Circulação de pedestres
Comércio
Mobilidade urbana
Setor terciário
Tempo livre
Abstract in Portuguese
Este trabalho busca avaliar as interações entre pedestres, espaço público e comércio segundo a ótica do que se considera como eficiência urbana, tendo como um dos seus pressuposto a intenção de economizar tempo para gastar tempo. A dissertação apresentada, portanto, tem como objetivo a investigação das demandas do indivíduo que ao caminhar até as estações de transporte público (no caso metrô e terminal de ônibus), ao fim do atendimento de suas obrigações do dia a dia (trabalho, estudos, etc.), realiza outras atividades durante o percurso a pé que tornam a viagem mais eficiente. Para tanto, o primeiro capítulo mostra o sentido da eficiência urbana focada no pedestre e nas atividades que este realiza no seu cotidiano que exigem deslocamentos (trabalho, abastecimento e consumo). A compreensão do que seja eficiente refere-se ao uso mais adequado em termos de qualidade de percurso, das atividades possíveis de serem realizadas durante esse deslocamento visando o uso proveitoso do tempo. O segundo capítulo trata do pedestre e a interface com os demais meios de transporte na cidade de São Paulo, buscando retratar o pedestre na RMSP e as questões atuais da mobilidade da cidade, como crescimento do automóvel, meios de restrição e as deseconomias geradas pelo modelo rodoviarista. O último capítulo faz uma análise da dinâmica urbana em torno da Estação Conceição de metrô e terminal de ônibus, visando mostrar como os indivíduos buscam a eficiência das suas atividades no meio urbano, ou seja, como utilizam o seu tempo de não trabalho (horário de almoço e retorno para casa) e como esta busca da eficiência define e delineia os diversos usos urbanos, o tipo de estabelecimentos de comércio e serviços, sua forma de operacionalização e a sua localização.
Title in English
Urban efficiency : flows for trade and time for pedestrian
Keywords in English
Commerce
Free time
Pedestrian circulation
Third sector
Urban mobility
Abstract in English
This study sought to determine the interactions between pedestrians, public space and commerce from the viewpoint of what is considered as urban efficiency, having as one of its assumption intended to save time to spend time. The dissertation presented, therefore, aims to research the demands of the individual to walk to public transport stations (subway and bus terminal) after the fulfillment of its obligations of daily life (work, studies, and others), performs other activities during the walking journey that make travel more efficient. Therefore, the first chapter shows the direction of urban efficiency focused on pedestrian and it's daily activities that require offsets (work, supply and consumption). The understanding of what is efficient refers to the most appropriate use in terms of journey quality, the possible activities to be performed during this shift aimed at the profitable use of time. The second chapter deals with the pedestrian and the interface with other transportation modes in the city of São Paulo and to portray the pedestrian in the Metropolitan Region of São Paulo and the current issues of city mobility, such as automobile growth, restraints and diseconomies generated by the car culture. The last chapter analyzes the urban dynamics around the Conceição subway station and bus terminal, in order to show how individuals seek the efficiency of their activities in urban areas, that is, how they use their free time (lunch time and return home) and how this search for efficiency defines and outlines the various urban uses, the type of commercial establishments and services, their way of operation and its location.
 
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manuelapose.pdf (12.71 Mbytes)
Publishing Date
2015-11-10
 
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