• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2008.tde-12032010-111538
Document
Auteur
Nom complet
Tácito Pio da Silveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Mori, Klara Anna Maria Kaiser (Président)
Deak, Csaba
Silva, Janice Theodoro da
Titre en portugais
Chicago; São Paulo: contribuição ao estudo do transporte coletivo no processo de urbanização
Mots-clés en portugais
Chicago
Planejamento urbano
São Paulo
Transporte coletivo
Resumé en portugais
A percepção de diferenças acentuadas entre os padrões de urbanização de cidades aparentemente comparáveis no contexto da economia de mercado levanta questões, e demanda interpretação. A pesquisa que embasa a dissertação surgiu de indagação dessa natureza, motivada por uma viagem a Chicago. O confronto inevitável da qualidade urbana e, em particular, da excelência do serviço de transporte daquele pólo econômico norte-americano com os quadros correspondentes de São Paulo, importante centro de produção nacional, conduziu à busca de uma razão, não para a diferença em si entre os respectivos espaços, mas para os fatores que a produzem, a validam e a sustentam ao longo do tempo. A proposição orientou a pesquisa para a história da produção do espaço americano, no processo de conquista de seu regime autônomo de acumulação, colocando Chicago simultaneamente como foco e eixo ordenador de seu desenvolvimento. A dissertação foi organizada em quatro partes. A Introdução apresenta o tema, e aponta seus contornos teóricos. O Capítulo I acompanha a formação de Chicago no quadro da constituição do espaço nacional americano. O Capítulo II descreve o serviço de transporte daquela cidade, destacando a maciça presença do Estado americano em sua provisão. A Conclusão retoma os temas principais da pesquisa para refleti-los no contexto da região metropolitana de São Paulo.
Titre en anglais
Chicago; São Paulo: contribution to the study of urban transport in the urbanization process
Mots-clés en anglais
Chicago
São Paulo
Transit urban
Transport planning
Resumé en anglais
The perception of accentuated differences in urbanization patterns between apparently comparable cities, in the light of the present market economy context, raises several issues and therefore demands further interpretation. The research that embodies this dissertation was born from such inquiry, motivated by a trip to Chicago. The inevitable comparison of the urban qualities, particularly of the excellent public transportation, enjoyed by the North-American economic centre with the correspondent features of São Paulo, important productive centre nationally, has led to the search for an explanation. Not of the difference between the respective spaces, but of the factors that produce it, validate it and preserve it throughout time. The development of the case study - the formation of Chicago - has opened up new perspectives for the inclusion of the historic dimension contemplating the differences in the struggles that led to the building of the American state, through its autonomous accumulative regime. The dissertation has been divided into four parts. The introduction presents the theme and delimits its theoretical guidelines. Chapter I follows the formation of Chicago in the light of the formation of the American national space. Chapter II describes the public transportation facilities of the city, underlining the massive presence of the State in its provision. The conclusion takes back some of the central themes of the research in order to compare them to the metropolitan area of São Paulo.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-04-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.