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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2016.tde-01092016-173943
Documento
Autor
Nome completo
Geise Brizotti Pasquotto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Nobre, Eduardo Alberto Cusce (Presidente)
Bassani, Jorge
Castilho, Ana Luisa Howard de
Kohler, André Fontan
Medrano, Leandro Silva
Título em português
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Palavras-chave em português
Cultura
Edifícios culturais
Marketing urbano
Planejamento estratégico
Rio de Janeiro (RJ)
Resumo em português
O marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento.
Título em inglês
The cultural building as strategy of urban intervention: the Cidade das Artes in Barra da Tijuca
Palavras-chave em inglês
Cultural buildings
Culture
Strategic planning
Urban marketing
Resumo em inglês
The urban marketing and strategic planning have been used in a dynamic which the production consumption and profit are expected aspects in result of the actions of public power. The urban promotion re-creates new images to be sold in the global market, while promote spatial rearrangements in order to adjust them to the new local needs. The use of culture as a tool of strategic planning and urban marketing, using cultural icons buildings to leverage urban promotion and renew processes in different parts of the world. This thesis analyse the construction of Cidade da Música/Artes cultural complex in Rio de Janeiro, based on the hypothesis that although such insertion follows strategic dictates of urban promotion, it did not result in substantial transformations to the region and did not reach recommended targets for this model planning.
 
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geisepasquottorev.pdf (18.55 Mbytes)
Data de Publicação
2016-09-13
 
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