• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2008.tde-31052010-140422
Documento
Autor
Nombre completo
Vera Lúcia Domschke
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Yurgel, Marlene (Presidente)
Fonseca, Antonio Claudio Pinto da
Oseki, Jorge Hajime
Petracco, Francisco Lucio Mario
Puntoni, Geraldo Vespaziano
Título en portugués
O ensino da arquitetura e a construção da modernidade
Palabras clave en portugués
Arquitetura
Ensino
Estudo
Projeto de arquitetura
Resumen en portugués
O trabalho expõe e busca discutir experiências de ensino de projeto de arquitetura, tendo sido motivado pela minha vivência na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisantos, como colaboradora na disciplina de Projeto Arquitetônico. Aborda inicialmente, de forma ampla, as condições do ensino da arquitetura e a conjunção entre essa situação e a construção do ofício de arquiteto até o século XX. Foi eleito como motivo de interpretação a instituição do ensino na França e os desdobramentos da industrialização e da instituição de métodos científicos elaborados ao longo do século XIX. A partir de então, esses métodos científicos instruíram o pensamento e a construção do conhecimento, superando as situações anteriores voltadas para a composição da obra arquitetônica no que dizia respeito à sua criação. Como a então moderna tecnologia industrial informa, as abordagens apoiadas no pensamento que buscava critérios e razões da produção industrial, seus princípios e seus produtos finais convergem na formação de duas escolas seminais o Vkhutemas e a Bauhaus para o ensino do projeto de arquitetura ao longo do século XX: na União Soviética, após a Revolução Bolchevique de 1917, e na Alemanha, durante o curto período da República de Weimar. A institucionalização do ensino da engenharia em São Paulo deu-se em 1894 com a fundação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, procedendo-se, então, à instituição do ensino de arquitetura no Brasil, gênese das faculdades de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, a partir de 1947/1948. É relatado também o processo de integração horizontal introduzido nos primeiros anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da Unisantos, durante o período compreendido entre os anos de 2001 e 2006, e o ateliê vertical da Escola da Cidade.
Título en inglés
Architecture education and the construction of modernity
Palabras clave en inglés
Architecture
Architecture design
Research
Teaching
Resumen en inglés
This work puts forward teaching experiences in architectural design motivated by my practice in FAU of Unisantos as a collaborator in the subject Architecture Design. Initially, we discuss broadly the teaching conditions in Architecture and the connection between this situation and the construction of the profession of Architect up to the XX century. The learning institution in France was elected as a interpretation motive, as well as the evolution of industrialization and adoption of scientific methods during the XIX century. From then onwards, scientific methods commanded thought and building up of knowledge surmounting the previous situation focused on the composition of an architectonic work. As the modern technology informs the approaches supported by a reasoning which sought criteria and reasons of industrial production, its principals and final products converge to the formation of two seminal schools Vkhutemas and Bauhaus for the training in architectonic design during the XX century in the Soviet Union after the Bolshevik Revolution in 1917, and in Germany during the short period of Weimar Republic. Institutional schooling in Engineering was instituted in 1894 with the foundation of Escola Politécnica in the University of São Paulo when the training in Architecture was instituted in Brazil, being the birthplace of the Architecture and Urbanism Colleges in São Paulo in 1947/48. The process of horizontal integration during the first years in the Architecture and Urbanism College University of São Paulo, Unisantos during the period 2001-2006 and the Vertical Studio in Escola da Cidade are described.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-06-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.