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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-30052014-111054
Documento
Autor
Nome completo
Valerio Marcos Nogueira Pietraroia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Bruna, Paulo Julio Valentino (Presidente)
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Spadoni, Francisco
Título em português
Arquitetura do espetáculo em cena
Palavras-chave em português
Área central
Arquitetura do espetáculo
Arquitetura moderna
São Paulo
Teatros
Resumo em português
O objetivo desta dissertação é o entendimento da arquitetura do espetáculo e sua relação com os questionamentos artísticos que vêm se manifestando desde a década de 1920. O cenário recente aponta para a reconquista da cidade como território das manifestações artísticas, como lugar do espetáculo. Após discutir questões nocionais e metodológicas para o estudo do tema, analisamos O Lugar do Espetáculo, apresentado como uma reflexão sobre os meios utilizados para que tais manifestações cumpram seu papel transformador. A Metrópole em Cena apresenta os desdobramentos, desde a década de 1950, por inúmeras manifestações artísticas de caráter urbano em que a cidade não é apenas cenário, mas é também argumento, roteiro e personagem. Para tanto, o trabalho investiga as noções e as manifestações da arquitetura do espetáculo nesse período e estabelece, em particular, um paralelo com obras produzidas por mestres como Walter Gropius, Eric Mendelsohn, Mies van der Rohe, Rino Levi, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha. Tendo os centros urbanos como território, em especial a região central da cidade de São Paulo, foram também estudadas estratégias e metodologias de projeto aplicadas à arquitetura do espetáculo e as recentes intervenções em seu patrimônio construído. O fio condutor de nossa pesquisa é a identificação dos valores essenciais da arquitetura do espetáculo que têm inspirado tanto arquitetos quanto encenadores e pensadores teatrais.
Título em inglês
Architecture of the spetacle in scene
Palavras-chave em inglês
Architecture down town
Architecture of spectacle
Modern architecture
Theater
Resumo em inglês
The objective of this dissertation is to understand the architecture of the spectacle and its relation to artistic questions which have been posed since the 1920s. The recent scenario points to reconquering the city as territory for artistic manifestations, as the place of the spectacle. After discussing notional and methodological questions to study the theme, we analyze The Place of the Spectacle which is presented as a reflection about the means used so that such manifestations can perform their transforming role. The Metropolis in Scene describes the developments, since the 1950s, through several artistic manifestations of urban nature in which the city is not only scenario, but also argument, script and character. Therefore, this dissertation investigates the notions and manifestations of the architecture of the spectacle in this period and draws, particularly, a parallel to works produced by masters such as Walter Gropius, Eric Mendelsohn, Mies van der Rohe, Rino Levi, Lina Bo Bardi and Paulo Mendes da Rocha. Having urban centers as territory, specially São Paulo's city downtown area, project strategies and methodologies applied to the architecture of the spectacle as well as recent interventions in its built heritage are studied. The line of reasoning of our research is to identify essential values of the architecture of the spectacle which has been inspiring both architects, directors and theatrical thinkers.
 
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DIS_V_PIETRA_REV.pdf (56.46 Mbytes)
Data de Publicação
2014-06-04
 
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