• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2009.tde-30042010-140707
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Patrick Schimidt
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Macedo, Adilson Costa (Presidente)
Katakura, Paula
Ornstein, Sheila Walbe
Título en portugués
Um processo de projetar em arquitetura aplicado a uma escola
Palabras clave en portugués
Arquitetura escolar
Processo de projeto
Projeto de arquitetura
Resumen en portugués
Esse trabalho investiga um processo de projetar em Arquitetura. Procura explorar com profundidade o contexto no qual vai ser implantada a construção definida na elaboração do projeto. Significa atender ao maior conjunto possível de necessidades e demandas do projeto, seu ajuste com a construção das partes e as especulações intermediárias até a volumetria resultante. A forma final será encontrada na busca da melhor configuração das partes tectônicas e simbólicas da edificação idealizada. Para explicar o processo simulamos sua aplicação num projeto para uma escola contemporânea: a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Como referência para o programa de necessidades utilizamos aqui o programa atual da Escola de Aplicação, comparado ao padrão de recomendações aplicado no Reino Unido, e após a análise de ambos, propomos um novo programa que leva em consideração as duas demandas. O sitio físico localiza-se na Cidade Universitária e constitui um exemplo interessante para demonstrar a interação sitio / programa / projeto. Na simulação do processo de projeto aplica-se um método desenvolvido pelo arquiteto Joaquim Guedes conhecido por diagramas lineares, como meio de investigação na busca da forma. Em conjunto, realizam-se estudos sobre a possibilidade de admissão da iluminação natural nos ambientes, juntamente com uma proposta construtiva baseada num módulo regulador de projeto e construção.
Título en inglés
An architecture designing process applied on a school
Palabras clave en inglés
Architecture design
Project process
School´s architecture
Resumen en inglés
This work deals with a design process in Architecture. It attempts to explore as much as possible the contextual aspects regarding site and building construction. It also means to consider the set of people needs and demands. At the same time speculations on the scheme of building parts must be considered. The final form is the result of this search. This would lead to the best constructive and symbolic idealized building configuration. To explain the process we simulated its application on a contemporary school project - the Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. As reference to the briefing framework, we used the actual program of this school compared to the guidelines recommendation for schools buildings developed in the United Kingdom, and after studying them, we propose a new brief that consider both demands. The site is located on the University Campus and it represents an interesting example to demonstrate the interaction between site, brief and project. For the process simulation we applied a method developed by the architect Joaquim Guedes known as linear diagrams. This method easy the way to find project form. As part of the process a research was made to admit natural light in the rooms, besides the search for the best design metric standards.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-05-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.