• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2009.tde-30042010-140707
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Patrick Schimidt
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Macedo, Adilson Costa (Presidente)
Katakura, Paula
Ornstein, Sheila Walbe
Título em português
Um processo de projetar em arquitetura aplicado a uma escola
Palavras-chave em português
Arquitetura escolar
Processo de projeto
Projeto de arquitetura
Resumo em português
Esse trabalho investiga um processo de projetar em Arquitetura. Procura explorar com profundidade o contexto no qual vai ser implantada a construção definida na elaboração do projeto. Significa atender ao maior conjunto possível de necessidades e demandas do projeto, seu ajuste com a construção das partes e as especulações intermediárias até a volumetria resultante. A forma final será encontrada na busca da melhor configuração das partes tectônicas e simbólicas da edificação idealizada. Para explicar o processo simulamos sua aplicação num projeto para uma escola contemporânea: a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Como referência para o programa de necessidades utilizamos aqui o programa atual da Escola de Aplicação, comparado ao padrão de recomendações aplicado no Reino Unido, e após a análise de ambos, propomos um novo programa que leva em consideração as duas demandas. O sitio físico localiza-se na Cidade Universitária e constitui um exemplo interessante para demonstrar a interação sitio / programa / projeto. Na simulação do processo de projeto aplica-se um método desenvolvido pelo arquiteto Joaquim Guedes conhecido por diagramas lineares, como meio de investigação na busca da forma. Em conjunto, realizam-se estudos sobre a possibilidade de admissão da iluminação natural nos ambientes, juntamente com uma proposta construtiva baseada num módulo regulador de projeto e construção.
Título em inglês
An architecture designing process applied on a school
Palavras-chave em inglês
Architecture design
Project process
School´s architecture
Resumo em inglês
This work deals with a design process in Architecture. It attempts to explore as much as possible the contextual aspects regarding site and building construction. It also means to consider the set of people needs and demands. At the same time speculations on the scheme of building parts must be considered. The final form is the result of this search. This would lead to the best constructive and symbolic idealized building configuration. To explain the process we simulated its application on a contemporary school project - the Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. As reference to the briefing framework, we used the actual program of this school compared to the guidelines recommendation for schools buildings developed in the United Kingdom, and after studying them, we propose a new brief that consider both demands. The site is located on the University Campus and it represents an interesting example to demonstrate the interaction between site, brief and project. For the process simulation we applied a method developed by the architect Joaquim Guedes known as linear diagrams. This method easy the way to find project form. As part of the process a research was made to admit natural light in the rooms, besides the search for the best design metric standards.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-05-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.