• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2011.tde-27012012-115314
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Orzakauskas Batlle
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Perrone, Rafael Antonio Cunha (Président)
Alonso, Carlos Egidio
Lima, Ana Gabriela Godinho
Titre en portugais
O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências
Mots-clés en portugais
Desenho na arquitetura
Ensino de desenho
Formação de arquiteto
Representação gráfica
Resumé en portugais
Preocupações observadas durante mais de 12 anos de vida docente nas disciplinas de Desenho e Projeto Arquitetônico para classes de curso superior de Arquitetura deram início ao presente trabalho de mestrado. Para tanto, primeiramente, se fez necessária uma releitura acerca do papel do desenho na Arquitetura. Diversos autores contribuíram com conceitos e experiências para uma melhor compreensão dos diversos valores atribuídos ao desenho. Uma vez suficientemente caracterizada a importância deste meio de representação gráfica, foi preciso expor o panorama recente do ensino de desenho no país, desde o Ensino Médio, passando pelo Ensino Superior e acompanhando o arquiteto no início do exercício de suas atividades profissionais. Foram aplicados questionários de campo quantitativos e investigativos da real situação do ensino de desenho junto a faculdades de Arquitetura na cidade de São Paulo. Em seguida, o estudo comparativo e qualitativo de uma trajetória acadêmica vivida pelo próprio autor, enquanto aluno de ensino médio técnico profissionalizante e depois como aluno de curso de arquitetura e urbanismo, frente ao material gráfico produzido por seus alunos nos dias de hoje, estudantes de curso de Arquitetura de período noturno. Por fim, uma análise sobre técnicas de representação gráfica utilizadas pelo estudante de Arquitetura recémformado, em especial desenhos à mão livre comparados aos desenhos elaborados por meio de programas de computador, visando identificar a melhor forma de coexistência entre essas diversas formas de expressão do projeto arquitetônico. Momento oportuno que traduz um pouco o constante interesse e necessidade do professor em permanecer sintonizado com as competências dos seus alunos e com as exigências do mercado a que se destinam, além de produzir algumas reflexões em busca da otimização do sistema de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, ou seja, esclarecimentos sobre o profissional que estamos formando e sobre os destinos que estão sendo traçados para o futuro da profissão de arquiteto.
Titre en anglais
The drawing's meaning in the educational development and architect's professional life - concepts and experiences
Mots-clés en anglais
Drawing in architecture
Formation of architect
Graphic representation
Teaching of drawing
Resumé en anglais
Concerns observed during more than 12 years of educational life in the disciplines of Drawing and Architectural Project for classes of Architecture schools gave beginning to the present master's degree work. For so much, firstly, it was done necessary a rereading concerning the paper of the drawing in the Architecture. Several authors contributed with concepts and experiences to a better understanding of the several values attributed to the drawing. Once sufficiently characterized the importance of this way of graphic representation, it was necessary to expose the recent panorama of the drawing teaching in the country, from the Secondary Education, going by the Higher Education and accompanying the architect in the beginning of the exercise of their professional activities. They were applied field's questionnaires quantitative and investigative of the real situation of the drawing teaching close to universities of Architecture in the city of São Paulo. Soon afterwards, the comparative and qualitative study of an academic path lived by the own author, while student of technical and professional Secondary Education and later as student of an Architecture course, front to the graphic material produced by their students in the days today, students of course of Architecture of night period. Finally, an analysis on techniques of graphic representation used by the student of Architecture recently-formed, especially drawings by hand free compared to the drawings elaborated through computer programs, seeking to identify the best coexistence form among those several forms of expression of the architectural project. Opportune moment that translates a little the constant teacher's interests and needs in staying tuned in with their students' competences and with the demands of the market the one that is destined, besides producing some reflections in search of the optimization of the teaching-learning system in the Superior Education, in other words, explanations on the professional that we are forming and on the destinies that are being drawn for the future of architect's profession.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-02-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.