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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2019.tde-26112019-154721
Documento
Autor
Nome completo
Laura Regina Amaral
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Campos, Paulo Eduardo Fonseca de (Presidente)
Gonçalves, Paulo Cassio de Moraes
Monteiro, Peter Ribon
Título em português
As casas de Oswaldo Arthur Bratke: uma análise gráfica da obra
Palavras-chave em português
Análise gráfica
Casas
Desenho
Oswaldo Arthur Bratke
Residências
Resumo em português
Esta dissertação está compreendida na linha de pesquisa "Projeto de Arquitetura: Teoria e Método", área do conhecimento que considera o projeto como principal instrumento de reflexão teórico-prática abordando o estudo de teorias e metodologias que fundamentam o processo e as relações conceituais contidas no mesmo. A pesquisa apresentada lança um novo olhar sobre a obra do arquiteto Oswaldo Arthur Bratke (1907-1997), autor de mais de 1500 projetos, que vivenciou plenamente a arquitetura moderna brasileira, traduzida sob sua ótica particular, sem se deixar envolver de forma indiscriminada pelo conceito imposto da planta livre e pelo uso desmedido do concreto aparente. Com o intuito de evidenciar os aspectos compositivos mais latentes e estruturadores de sua produção, realizou-se o estudo analítico (análise gráfica) dos projetos habitacionais unifamiliares de sua autoria. A opção de estudar as residências baseou-se no entendimento da pesquisadora de que os projetos residenciais possuem a grande capacidade de expressar os elementos norteadores da obra de um arquiteto. O principal objetivo da dissertação é discutir as relações e "proposições-chave" contidas na obra de Bratke, utilizando a análise gráfica como ferramenta para obtenção de resultados. Considerando as diversas possibilidades analíticas, o estudo foi dividido em três etapas: levantamento, redesenho e aprofundamento analítico-teórico. Inicialmente buscou-se a seleção de um número significativo de casas produzidas e publicadas em diferentes fases da carreira do arquiteto. Ponderando as limitações sobre a abrangência da dissertação proposta e o acesso limitado aos projetos originais, foram consideradas vinte e três obras que representam os elementos mais dominantes dentro da produção de Bratke. Estes projetos possibilitam o reconhecimento do fio condutor do trabalho do arquiteto, ou seja, permitem identificar as características principais, desvendar importantes questões relativas ao método projetual, a linguagem, os aspectos técnicos e os aspectos cognitivos e comunicativos. Na segunda etapa, foram formulados os diagramas de análise comparativa e os esquemas gráficos e, por fim, aprofundadas a leitura e análise de quatro projetos - Residência e Ateliê do Arquiteto (1947/48), Residência e Estúdio do Arquiteto (1950/51), Residência do Arquiteto (1960/65) e Residência Raphael Ribeiro da Luz (1988/90) - que compreendem os elementos mais significativos da obra para demonstrar os métodos. Além da relevância projetual, considerou-se o recorte temporal como um dos critérios fundamentais para a escolha destes exemplares, ou seja, os pontos de convergência destacados demonstram os aspectos compositivos mais notórios relacionados à um momento histórico da produção do arquiteto. Ressalta-se que a dissertação não procura sugerir como Bratke realmente projetou sua obra, e sim discutir as múltiplas questões existentes na mesma.
Título em inglês
Dado não fornecido pelo autor.
Palavras-chave em inglês
Drawing
Graphic analysis
Homes
Houses
Oswaldo Arthur Bratke
Resumo em inglês
The research line of this dissertation is "Architecture Project: Theory and Method", area of knowledge it considers the project as the main instrument of theoretical-practical reflection approaching the study of theories and methodologies that underlie the process and the conceptual relations contained in it. This research presents another perception about the work of the architect Oswaldo Arthur Bratke (1907-1997), he is the author of more than 1500 projects, which fully experienced the modern Brazilian architecture, but in his particular perspective. He was not indiscriminately involved in the imposed concept of the free plan and the excessive use of the apparent concrete. With the objective of highlighting the most latent and structuring aspects of its production, an analytical study (graphic analysis) ofthe single-family housing projects by the architect was carried out. The intention of studying the residences was based on the author's understanding that the residential projects have a great capacity to express the guiding elements of an architect's work. The main objective of the dissertation is to discuss the relations and "key propositions" contained in Bratke's work, using graphical analysis as a tool for obtaining results. Considering several possibilities that the analysis allows, the study was divided in three stages: survey, redesign and improvement analytical and theoretical. Initially, a significant number of houses were produced and published in different phases of the architect's career. Considering the limitations on the scope of this dissertation and limited access to the original projects, twenty-three works were chosen that represent the most dominant elements in the production of Bratke. These works make possible the recognition of the leading thread of the work of the architect, what means, they allow us to identify the main characteristics, to discover important questions concerning the method of project, the language, the technical aspects and the cognitive and communicative aspects. In the second stage, comparative analysis diagrams and graphic diagrams were formulated and, finally, the reading and analysis of four projects - Residence and Architect Studio (1947/48), Architectural Residence and Studio (1950/51) , Residence of the Architect (1960/65) and Residence Raphael Ribeiro da Luz (1988/90) - which comprise the most significant elements of the work and allow to demonstrate the methods of the architect's work. In addition to the projective relevance of these works, the temporal cut-off was considered as one of the fundamental criteria for their selection, that is, the highlighted points of convergence demonstrate the most notorious compositional aspects related to a historical moment of the architect's production. It is important to emphasize that this dissertation is not intended to suggest how Bratke actually designed his work, but to discuss the multiple questions existing in it.
 
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Data de Publicação
2019-11-27
 
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