• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2007.tde-19092007-143534
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Bianca de Mello
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Padovano, Bruno Roberto (Presidente)
Sawaya, Sylvio Barros
Souza, Carlos Leite de
Título en portugués
A cultura da crença: uma reflexão sobre o espaço simbólico e o simbolismo na arquitetura religiosa
Palabras clave en portugués
Arquitetura
Arquitetura religiosa
Espaço simbólico
Semiótica
Resumen en portugués
Esta dissertação tem por objetivo explorar a espacialidade simbólica em arquitetura. Para tanto, principia expondo de maneira sucinta conceitos fundamentais de semiótica arquitetônica, situando o debate do simbolismo em arquitetura dentro de uma abordagem comunicacional do fenômeno arquitetônico. Em seguida expõe algumas considerações acerca da questão mais ampla do sentido em arquitetura, da qual entende-se que a questão do simbolismo em arquitetura faça parte. Apesar de partir inicialmente de uma visão vulgar do conceito de símbolo, baseada livremente na conceituação dada por Charles Peirce, esta dissertação explora também diferentes abordagens oriundas da semiótica, da lingüística, da psicanálise, da filosofia e da própria arquitetura, de forma a encontrar novos elementos que a auxilie a alcançar uma posição particular em relação ao símbolo, adequada ao seu uso em teoria da arquitetura. Partindo desta exploração do conceito de símbolo, a dissertação prossegue analisando a construção do símbolo em arquitetura ? seus mecanismos e aplicação. Trata então do simbolismo estrutural, implícito e identificado com o edifício em si, e do simbolismo aplicado, explícito e aposto à edificação. Para tanto parte da distinção que Venturi, Brown e Izenour fazem do simbolismo do ?pato? e do ?galpão decorado?. Em sua segunda parte a dissertação oferece exemplos do simbolismo em arquitetura religiosa, não se limitando a uma tradição ou a um contexto específico. A intenção é ilustrar o debate teórico desenvolvido na primeira parte ao mesmo tempo em que se aprofunda a questão de um simbolismo arquitetônico específico ? aquele da arquitetura religiosa. Além de uma introdução geral ao simbolismo do edifício religioso são analisadas as diferentes escalas de manifestação do símbolo no edifício: em sua localização, implantação, forma e conteúdo. A dissertação conclui com uma reflexão acerca de algumas das questões suscitadas e uma especulação acerca de caminhos possíveis para futuras pesquisas.
Título en inglés
The culture of belief: a reflection about the symbolic space and the symbolism in religious architecture
Palabras clave en inglés
Architectural
Religious architecture
Semiotics
Symbolic Space
Resumen en inglés
The aim of this dissertation is to explore the symbolic quality of space in architecture. Hence, it begins showing in a concise way basic concepts of architectural semiotics, placing the debate of the symbolism in architecture inside a communicational approach of the architectural phenomenon. After that it displays some considerations about the broadest question of the meaning in architecture, of which one understands that the question of architectural symbolism is a portion. Despite starting out from a vulgar concept of symbol, based freely in its given conceptualization by Charles Peirce, this dissertation explores also different approaches deriving from the semiotics, the linguistics, the psychoanalysis, the philosophy and the architecture itself, in such a way to find new elements that assist it to reach a particular position in relation to the symbol, proper for its use in architectural theory. Leaving from this exploitation of the symbol concept this dissertation goes on analyzing the construction of the symbol in architecture ? its mechanisms and application. It deals then with the structural symbolism, implicit and identified with the building in itself, and with the applied symbolism, explicit and attached to the building. For that, it parts from the distinction that Venturi, Brown and Izenour make of the symbolism of the "duck" and of the symbolism of the "decorated shed". In its second part this dissertation presents examples of the symbolism in religious architecture, not limiting itself to a tradition or a specific context. The intention is to illustrate the developed theoretical debate of its first section altogether deepening the debate of a specific architectural symbolism ? that of the religious architecture. Beyond a general introduction to the symbolism of the religious building, the different scales of manifestation of the symbol in the building are analyzed: in its localization, implantation, form and content. This dissertation concludes with a reflection concerning some of the stirred up questions and a speculation about possible paths for future researches.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DISSERTACAO.pdf (17.97 Mbytes)
Fecha de Publicación
2007-09-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.