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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2010.tde-16062010-144839
Documento
Autor
Nome completo
Katia Bomfim Pestana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Zanettini, Siegbert (Presidente)
Cardoso, Francisco Ferreira
Meyer, Regina Maria Prosperi
Título em português
Obati: Oleoduto Barueri-Utinga : estudos e alternativas de re-ordenação de sua faixa lindeira
Palavras-chave em português
Infraestrutura
Metrópoles contemporâneas
Oleodutos
Sistemas dutoviários
Resumo em português
Esta pesquisa pretende aprofundar os estudos empreendidos no âmbito do Projeto Convivência e Parceria, realizado pelas organizações não-governamentais Instituto Ecoar e Instituto Crescer, por solicitação da Petrobrás em novembro de 2001, ao longo da faixa dominial do OBATI poliduto da Petrobrás que liga o Terminal de Barueri ao de Utinga, em São Caetano do Sul, passando subterrâneo por uma faixa de 50 km pelas regiões Oeste, Sul e Sudeste da Grande São Paulo. A instalação dessas redes de infraestrutura, levando-se em conta somente seus aspectos funcionais e de segurança, gera uma sequência de espaços residuais que muitas vezes acabam por aumentar os riscos por não estarem inseridas no contexto urbano onde estão instaladas. O OBATI é tratado de maneira exemplar, como uma das diversas redes de infraestrutura instaladas na malha urbana da cidade de São Paulo. O trabalho se desenvolve a partir de dados coletados anteriormente para, então, analisar as políticas urbanas que hoje fomentam as discussões sobre o futuro das metrópoles contemporâneas, especialmente a de São Paulo. Ainda, procura evidenciar onde e como essas redes de infraestrutura estão instaladas e as relações existentes entre o tecido urbano e os vazios deixados por elas. Propõem, também, alguns caminhos visando a integração do espaço gerado pelo oleoduto e a cidade, em suas diversas escalas: a metropolitana, a regional e a local.
Título em inglês
Obati : Barueri - Utinga pipeline : studies and alternatives for the rearrangement of its right-of-way
Palavras-chave em inglês
Metropolis of Sao Paulo
Pipelines
Urban infrastructure
Resumo em inglês
This research intends to deepen the studies encompassed within the Projeto Convivência e Parceria, established by the non-governmental organizations Ecoar Institute and Crescer Institute, by appointment from Petrobrás in November 2001, along the strip domain of OBATI Petrobrás pipeline which joins the Barueri Terminal to Utinga in São Caetano do Sul, passing underground through a 50-kilometer strip, in the West, South and Southeast regions of the Greater São Paulo area. The establishment of these infrastructural nets, taking into account only their functional and safety aspects, generate a sequence of residual space which often contributes to increased risk factors since they are not inserted within the urban context of their locations. The OBATI is treated in an exemplary manner, as one the city of São Paulos various infrastructural networks within its urban grid. The research is built on previously collected data and analyzes the current urban policies which promote discussions regarding the future of contemporary metropolises, especially, São Paulo. In addition, it aims to point out where and how these infrastructural nets are laid and the existing relationship between the local urban spaces and the emptiness left by them. This project also suggests several ways in which this space, created by the pipeline, can be integrated into the citys various scales: metropolitan, regional and local.
 
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Data de Publicação
2011-09-12
 
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