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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2011.tde-13012012-153919
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Luís Alves Veloso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Bruna, Paulo Julio Valentino (Presidente)
Rozestraten, Artur Simões
Sperling, David Moreno
Título em português
Gesto técnico: interferências da modelagem digital na criação arquitetônica
Palavras-chave em português
Concepção arquitetônica
Modelos digitais
Projeto de arquitetura
Representação
Vilém Flusser
Resumo em português
A pesquisa investiga o complexo processo de informatização disciplinar da arquitetura, direcionando-se especificamente à abordagem das relações entre a concepção arquitetônica e o uso de modelos digitais. Nessa relação específica entre tecnologia informático-digital e criação toma-se como recorte privilegiado de estudo a produção das arquiteturas suportadas por técnicas digitais nas últimas duas décadas (1990-2010). Com esse intento, estipulam-se duas aproximações. A primeira evoca a compreensão da própria criação arquitetônica como prática disciplinada, por meio de uma revisão da teoria de projeto. Estabelece uma leitura do papel do homem e dos seus instrumentos no projeto arquitetônico, definindo-se critérios para o ensaio sobre as interferências da tecnologia digital. A segunda aproximação, retoma a filosofia do design proposta de Vilém Flusser. Nesse caso, a pesquisa situa os instrumentos tecnológicos como recurso de superação das limitações humanas, que, afetando as estruturas de pensamento e criação vigentes, delimitam novas relações entre homem, conhecimento, criatividade e realidade. Em especial são estabelecidas incursões teóricas a partir de conceitos propostos pelo filósofo: "gesto de fazer", "aparelho", "imagem-técnica", "gesto do cálculo e da computação" e, por fim, "o programa". Essas incursões propõem diálogos com outros teóricos do campo do conhecimento e estudos de caso que endossam a argumentação. Por fim, estabelecem-se considerações críticas sobre as interferências da tecnologia informático-digital na arquitetura, propondo-se perspectivas para a criação pautada nos modelos digitais.
Título em inglês
Technical gesture: the interferences of digital modeling in the architectural conception.
Palavras-chave em inglês
Architectural conception
Architectural design
Digital models
Representation
Resumo em inglês
This is a research about the complex computerization of Architecture discipline. It focuses on the relationship between architectural design and use of digital models. In this specific context between digital technology and human creation, the study of the production of Architecture supported by digital techniques in the last two decades (1990-2010) is a privileged study object. Considering this, the study stipulates two approaches. The first refers to the understanding of the architectural conception as a disciplined practice through a review of Design Theory. It establishes a lecture on the role of man and its tools in architectural design, defining criteria for the discussion on the influence of digital technology. The second approach uses the design philosophy proposed by Vilém Flusser. In this case, the research comprehends the technological tools as a means of overcoming human limitation. It affects the structures of thinking and creating, marking new relations between man, knowledge, creativity and reality. In particular, incursions are established from theoretical concepts proposed by the philosopher: "gesture of making", "apparatus", "technical image", "gesture of calculation and computation", and "the program". These approaches raids propose dialogues with other theorists of the field of knowledge and case studies that endorse the argument. Finally, they settle critical considerations about the influence of digital technology in Architecture offering up prospects for the creation based on digital models.
 
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GESTOTECNICO.pdf (85.24 Mbytes)
Data de Publicação
2012-02-08
 
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