• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2013.tde-10072013-111505
Documento
Autor
Nombre completo
Maira Francisco Rios
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Silva, Helena Aparecida Ayoub (Presidente)
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de
Costa, Sabrina Studart Fontenele
Título en portugués
Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
Palabras clave en portugués
Educandário Santa Teresa
Patrimônio arquitetônico
Paulo Archias Mendes da Rocha
Preservação
Projeto de arquitetura
Reciclagem urbana
Resumen en portugués
A dissertação apresenta o projeto de arquitetura, desenvolvido entre 2006 e 2008 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, para transformação do edifício do antigo Educandário Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em museu para a instituição suíça Daroslatinamerica. O trabalho também reúne 12 projetos do arquiteto para intervenções em edifícios de interesse histórico e cultural e apresenta, por meio da leitura destas propostas, distintas estratégias de intervenção. O projeto Casadaros aparece, portanto, discutido dentro do panorama dessas intervenções de Paulo Mendes da Rocha anteriormente publicados na mídia especializada. A partir da compreensão de que não é possível estabelecer um método próprio para intervenções desta natureza - uma vez que as questões são específicas de cada conjunto construído - o trabalho promove uma sistematização e interpretação crítica dos princípios teóricos e da prática da intervenção em arquitetura a fim de apresentar caminhos para o desafio do desenho de intervenções espaciais responsáveis em relação ao patrimônio construído.
Título en inglés
Intervention on preexistence: Paulo Mendes da Rocha project for the transformation of Educandário Santa Teresa into a contemporary art museum
Palabras clave en inglés
Architectural heritage
Architectural project
Preservation
Urban recycling
Resumen en inglés
This dissertation presents the architectural project, developed from 2006 to 2008 by Paulo Mendes da Rocha, for the transformation of the old school building Educandário Santa Teresa, located in Rio de Janeiro, into a museum for the Daroslatinamerica Swiss institution. This paper also highlights 12 projects of the same architect for cultural and historical heritage buildings, stressing different strategies of intervention, based on the author's take. The Casadaros project is then shown and analyzed under the context of these interventions by Paulo Mendes da Rocha, previously published by the specialized media. Departing from the understanding that it is not possible to establish a unique method for interventions of this nature - since there are specific issues related to each building complex - the paper fosters a critical systematization and interpretation of theoretical principles and the practice of architectural intervention in order to present alternatives for the challenge of designing responsible spatial interventions on built heritage.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-07-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.