• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2013.tde-10072013-111505
Documento
Autor
Nome completo
Maira Francisco Rios
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Silva, Helena Aparecida Ayoub (Presidente)
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de
Costa, Sabrina Studart Fontenele
Título em português
Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
Palavras-chave em português
Educandário Santa Teresa
Patrimônio arquitetônico
Paulo Archias Mendes da Rocha
Preservação
Projeto de arquitetura
Reciclagem urbana
Resumo em português
A dissertação apresenta o projeto de arquitetura, desenvolvido entre 2006 e 2008 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, para transformação do edifício do antigo Educandário Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em museu para a instituição suíça Daroslatinamerica. O trabalho também reúne 12 projetos do arquiteto para intervenções em edifícios de interesse histórico e cultural e apresenta, por meio da leitura destas propostas, distintas estratégias de intervenção. O projeto Casadaros aparece, portanto, discutido dentro do panorama dessas intervenções de Paulo Mendes da Rocha anteriormente publicados na mídia especializada. A partir da compreensão de que não é possível estabelecer um método próprio para intervenções desta natureza - uma vez que as questões são específicas de cada conjunto construído - o trabalho promove uma sistematização e interpretação crítica dos princípios teóricos e da prática da intervenção em arquitetura a fim de apresentar caminhos para o desafio do desenho de intervenções espaciais responsáveis em relação ao patrimônio construído.
Título em inglês
Intervention on preexistence: Paulo Mendes da Rocha project for the transformation of Educandário Santa Teresa into a contemporary art museum
Palavras-chave em inglês
Architectural heritage
Architectural project
Preservation
Urban recycling
Resumo em inglês
This dissertation presents the architectural project, developed from 2006 to 2008 by Paulo Mendes da Rocha, for the transformation of the old school building Educandário Santa Teresa, located in Rio de Janeiro, into a museum for the Daroslatinamerica Swiss institution. This paper also highlights 12 projects of the same architect for cultural and historical heritage buildings, stressing different strategies of intervention, based on the author's take. The Casadaros project is then shown and analyzed under the context of these interventions by Paulo Mendes da Rocha, previously published by the specialized media. Departing from the understanding that it is not possible to establish a unique method for interventions of this nature - since there are specific issues related to each building complex - the paper fosters a critical systematization and interpretation of theoretical principles and the practice of architectural intervention in order to present alternatives for the challenge of designing responsible spatial interventions on built heritage.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-07-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.