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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2013.tde-04072013-090039
Document
Auteur
Nom complet
Apoena Amaral e Almeida
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Silva, Helena Aparecida Ayoub (Président)
Diêgoli, Leila Regina
Jorge, Luis Antonio
Titre en portugais
Intervenção em patrimônio arquitetônico moderno: um estudo de três casas paulistas
Mots-clés en portugais
Arquitetura moderna
Casas (Arquitetura)
Casas (Carlos Lemos)
Casas (Gregori Warchavchik)
Casas (Paulo Mendes da Rocha)
Casas (Vilanova Artigas)
Patrimônio cultural - São Paulo
Preservação
Resumé en portugais
Com o objetivo de evidenciar o entendimento da preservação da arquitetura moderna como patrimônio cultural, o trabalho centrou-se no estudo de um grupo de obras residenciais de arquitetura moderna, realizadas no município de São Paulo entre os anos 1950 até meados dos anos 1970, que sofreram intervenções a partir da década de 1990. Essas intervenções originaram-se de projetos arquitetônicos contemporâneos que consideraram as edificações existentes como patrimônios arquitetônicos, mesmo que não sejam edificações tombadas pelos órgãos oficiais de patrimônio cultural (municipal, estadual e federal). A pesquisa, ao examinar alguns exemplos concretos (projetos específicos), refletiu sobre um campo disciplinar de atuação do arquiteto que vem crescendo ao longo das últimas duas décadas: a intervenção em edificações existentes visando sua recuperação, consolidação ou restauro. Para viabilizar o embasamento necessário à contextualização das obras e das análises realizadas, foi possível verificar o processo de consolidação da arquitetura moderna paulista, seja através de sua historiografia, seja através dos estudos que a caracterizam como patrimônio cultural, evidenciando as especificidades para sua salvaguarda, conservação e intervenção, além de examinarem suas relações com os critérios teórico-metodológicos vigentes. Através desses pressupostos, analisamos - com o apoio de diagramas, desenhos executivos e fotos - três casas ícones da arquitetura moderna paulista: residência Olga Baeta, residência Mário Masetti e residência Fernando Millan - a primeira de autoria de Vilanova Artigas projetada em 1957 e as duas subsequentes de Paulo Mendes da Rocha, projetadas em 1969 e 1970, respectivamente - a fim de ressaltar não só a importância desses projetos como Bens Culturais, mas procurando identificar instrumentos técnico-operacionais diretamente ligados ao campo da preservação e avaliar seus resultados.
Titre en anglais
Intervention in modern architectural heritage : a study of three houses in São Paulo
Mots-clés en anglais
Cultural heritage - São Paulo
Houses (Architecture)
Houses (Carlos Lemos)
Houses (Gregori Warchavchik)
Houses (Paulo Mendes da Rocha)
Houses (Vilanova Artigas)
Modern architecture
Preservation
Resumé en anglais
Aiming to demonstrate an understanding of the preservation of modern architecture as cultural heritage, the work focused on the study of a group of modern architecture residential works, built in São Paulo from the 1950's until the mid-1970's, which were intervened starting from the 1990's. Such interventions are the results of contemporary architectural projects that considered the existing buildings as architectural cultural heritage, even if the buildings were not considered so by official agencies (municipal, state, and federal). The research, when examining some concrete examples (specific projects), reflected a disciplinary field of expertise of the architect, which has grown over the past two decades: the intervention in existing buildings, aiming at their renovation, consolidation, or restoration. In order to enable the necessary foundation to contextualize the work and the performed analyses was possible to verify the consolidation process of modern paulista architecture. This was done either through its historiography or through studies that characterize it a cultural heritage, highlighting the specifics for protection, conservation, and intervention, besides examining their relationships with existing theoretical and methodological criteria. Through these assumptions, we analyzed - with the help of diagrams, technical drawings, and photos - three iconic houses of modern paulista architecture: Olga Baeta Residence, Mario Masetti Residence and Fernando Millan Residence. The first residence was designed by Vilanova Artigas in 1957 and the other two by Paul Mendes da Rocha in 1969 and 1970, respectively. We aimed to emphasize not only their importance as Cultural Property, but to identify technical and operational tools directly related to the preservation field and evaluate their results.
 
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Date de Publication
2013-07-05
 
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