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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2016.tde-01092016-163111
Documento
Autor
Nome completo
Pablo Emilio Robert Hereñú
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Meyer, Regina Maria Prosperi (Presidente)
Braga, Milton Liebentritt de Almeida
Jorge, Luis Antonio
Otondo, Catherine
Sales, Marta Maria Lagreca de
Título em português
Arquitetura da mobilidade e espaço urbano
Palavras-chave em português
Infraestrutura
Mobilidade urbana
Projeto de arquitetura
Projeto urbano
Transportes urbanos
Resumo em português
A pesquisa foi conduzida pela hipótese geral de que os sistemas de mobilidade são potentes organizadores da estrutura e espacialidade urbanas e que, portanto, seus projetos devem incorporar como premissas básicas as relações em diversas escalas que estabelecem com seu entorno. Um amplo conjunto de experiências exemplares foi organizado em blocos crítico-analíticos no intuito de apontar as principais questões de projeto presentes nessas obras. As ações planejadas a curto e médio prazo na cidade de São Paulo relacionadas à mobilidade urbana configuram uma grande oportunidade de reorganização de seu território. O impacto urbano predominantemente negativo que intervenções anteriores apresentaram impõe a necessidade de formulação de uma nova cultura de projeto capaz de aproveitar essas oportunidades. Nesse sentido, a tese busca demonstrar que a arquitetura e o urbanismo constituem o campo disciplinar mais relevante para a condução desses projetos.
Título em inglês
Mobility architecture and urban space
Palavras-chave em inglês
Architectural design
Infrastructure
Urban mobility
Urban project
Urban transit
Resumo em inglês
The research was conducted by the general hypothesis that the mobility systems are powerful organizers of the urban structure and spatiality and, therefore, their designs must incorporate as basic premises the relations in different scales they establish with their surroundings. A wide range of exemplary experiences was organized in critical and analytical blocks in order to point out the major design issues faced in these projects. The actions planned in the short and medium term in São Paulo related to urban mobility constitute a great opportunity for the city to reorganize its territory. The predominantly negative urban impact that previous interventions have shown imposes the need to formulate a new design culture capable of fully profit from these opportunities. In this sense, the thesis seeks to demonstrate that architecture and urban planning are the most decisive disciplinary fields for the conduction of these interventions.
 
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pabloemilio.pdf (29.43 Mbytes)
Data de Publicação
2016-10-25
 
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