• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-29052014-153721
Document
Auteur
Nom complet
Tomaz Amaral Lotufo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Bonduki, Nabil Georges (Président)
Lopes, João Marcos de Almeida
Ronconi, Reginaldo Luiz Nunes
Titre en portugais
Um novo ensino para outra prática: Rural Studio e Canteiro Experimental, contribuições para o ensino de arquitetura no Brasil
Mots-clés en portugais
Arquiteto
Arquitetura (Estudo e ensino)
Brasil
Canteiro experimental
Habitação popular
Movimentos sociais urbanos
Projeto participativo
Resumé en portugais
Esta dissertação trata de questões relativas à experimentação prática no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de arquitetura e urbanismo. Com a perspectiva de contribuir com o ensino de arquitetura no Brasil, foram escolhidas para análise duas realidades: a Universidade de São Paulo, no Brasil, com foco nas disciplinas da FAUUSP em que há o desenvolvimento do espaço pedagógico do Canteiro Experimental; e nos Estados Unidos, em comunidades pobres do Alabama, com base no método de trabalho do Rural Studio, da Universidade de Auburn. O Canteiro Experimental da FAUUSP é um equipamento pedagógico e uma proposta metodológica de ensino desenvolvido nos últimos quinze anos, dentro das atividades curriculares práticas construtivas com os alunos. O Rural Studio é um projeto pedagógico formado por estudantes e professores, com metodologia de trabalho de um laboratório de ensino e extensão, que desenvolve com a comunidade beneficiada projetos e depois construções de casas e espaços coletivos para assentamentos pobres do sul dos Estados Unidos. O trabalho analisa a influência desses processos educativos na formação de um arquiteto com prática profissional direcionada à população atualmente desatendida, considerando a importância fundamental da educação na promoção de transformações sociais. Para isso, a pesquisa abordará em um primeiro momento a relação da evolução dos movimentos de moradia, das políticas públicas habitacionais no Brasil e as teorias do grupo "Arquitetura Nova" com as iniciativas decorrentes nas Escolas de Arquitetura como os Laboratórios de Habitação e Canteiros Experimentais. Em seguida, analisará o Canteiro Experimental da FAUUSP, procurando entender como este espaço de práticas construtivas pode ser estendido a atividades dentro de comunidades. Para, enfim, fazer uma análise do grupo americano e compreender as possíveis contribuições que podem ser incorporadas à realidade brasileira. Ao resgatar experiências inovadoras, o presente projeto visa ainda contribuir para uma necessária renovação do ensino de arquitetura no Brasil, aproximando a teoria da prática construtiva e a Universidade da comunidade.
Titre en anglais
A new school for another practice, Rural Studio and Experimental Job Site: contributions to architectural education in Brazil
Mots-clés en anglais
Architect training
Design build programs
Participatory design
School of architecture
Social housing
Urban social movements
Resumé en anglais
This dissertation deals with issues of practical experimentation in the process of teaching-learning courses in architecture and urbanism. With the prospect of contributing to the teaching of architecture in Brazil, two realities were selected for analysis: the University of São Paulo, in Brazil , focusing on the disciplines of FAUUSP where the is the development of the pedagogical space at the Experimental Job Site; and the United States, in poor communities in Alabama, based on the method of work of the Rural Studio, of the Auburn University. Experimental Job Site of FAU is a teaching equipment and methodology developed in the last fifteen years within the construction practices curricular activities of students. The Rural Studio is a pedagogical project formed by students and teachers, with methodology of a laboratory for teaching and extension, which develops with the benefiting community projects and then constructs houses and collective spaces for poor settlements of the southern United States. The paper analyzes the influence of these educational processes in the formation of an architect with professional practice directed to the currently underserved population, considering the fundamental importance of education in promoting social change. Therefore, the research will focus at first on the relationship of the development of housing movements, of public housing policies in Brazil and the theories of the group "New Architecture" with initiatives arising in the Schools of Architecture as the Housing Laboratories and Experimental Job Site. Then examines the Experimental Job Site of FAU, trying to understand how this space of construction practices can be extended to activities within communities. To finally make an analysis of the American group and understand the possible contributions that can be incorporated to the Brazilian reality. By rescuing innovative experiences, this project aims to contribute to a necessary renewal of architectural education in Brazil, bringing the theory of constructive practice and the University of the community.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LOTUFO_REVISADA.pdf (75.76 Mbytes)
Date de Publication
2014-08-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.