• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2009.tde-10052010-155909
Document
Auteur
Nom complet
Luiz Tokuzi Kohara
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Sampaio, Maria Ruth Amaral de (Président)
Arelaro, Lisete Regina Gomes
Bonduki, Nabil Georges
Camargo, Rubens Barbosa de
Maricato, Erminia Terezinha Menon
Titre en portugais
Relação entre as condições da moradia e o desempenho escolar: estudo com crianças residentes em cortiços
Mots-clés en portugais
Cortiços
Desempenho escolar
Educação
Habitação popular
Resumé en portugais
Esta tese estuda a relação entre as condições da moradia e o desempenho escolar de crianças residentes em cortiços. O estudo foi desenvolvido com alunos da quarta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada no Bairro do Glicério, distrito da Liberdade, região que possui grande concentração desse tipo de moradia. Para situar o objeto de estudo, os três primeiros capítulos do trabalho enfocam o problema da habitação, destacadamente, dos cortiços, a história de exclusão escolar das crianças pobres e o significado do espaço para as crianças. Nos dois capítulos seguintes, é desenvolvido o objeto do estudo. Utilizou-se para isso, a metodologia qualitativa e posta em prática através de contato direto com grupos de pessoas selecionadas e visitas às moradias dos alunos. O trabalho conclui que o desempenho escolar das crianças pesquisadas é prejudicado pelas precárias condições de moradia. Finalizando, traz sugestões para as políticas públicas de moradia popular no centro da cidade e para a política da educação.
Titre en anglais
The contributions of the city center housing movements on the housing policy and on the city center urban development policy of the São Paulo
Mots-clés en anglais
Education
Popular housing
School performance
Tenement housing
Resumé en anglais
This work analyzes the relationship between living conditions and school development of children living in tenement housing. The study was based on children students of "Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias", placed at Glicerio neighborhood, at Liberdade district. The region holds a large number of this kind of housing. The first three chapters of the work emphasizes the housing problems, the tenement-house, the history of poor children exclusion from the school and the meaning of the place for the children to contextualize the study aim. In the following two chapters, it was developed the study aim. It was adopted the qualitative methodology and through the direct contact with selected group of people and visitations to the students housing. The work concluded that the school performance of surveyed children is prejudiced by the precarious living conditions. Finally the work provides suggestions for the social housing public policies in the city centre and the general education policies.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Luiz_Kohara_Tese.pdf (18.81 Mbytes)
Date de Publication
2010-05-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.