• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2006.tde-03032010-145024
Documento
Autor
Nome completo
Alexander Syoei Yamaguti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Sampaio, Maria Ruth Amaral de (Presidente)
Campos, Paulo Eduardo Fonseca de
Ghoubar, Khaled
Título em português
Pré-fabricação por ajuda mútua: conhecer, ensinar e aprender
Palavras-chave em português
Argamassa armada
Auto-Gestão
Habitação popular
Mutirão
Processos pré-fabricados
Resumo em português
O trabalho aborda o uso de técnicas construtivas industrializadas em processo de produção de moradias por ajuda-mútua. Como enfoque está a Vila Nova Cachoeirinha, referência para profissionais e pesquisadores na área de habitação por sediar durante mais de duas décadas importantes projetos de moradia de interesse social em São Paulo. Neste caso específico trata-se da mais recente etapa de um processo de produção de moradias por mutirão iniciados na década de 80. Enfatiza-se a montagem e gestão de uma usina de pré-moldados dentro de uma organização auto-gestionária (mutirão habitacional da Associação de Moradia Unidos de Vila Nova Cachoeirinha), com apoio de assessoria técnica especializada (Peabiru - trabalhos comunitários e ambientais). A necessidade de abordagens não convencionais tanto em relação à tecnologia utilizada ou à organização comunitária, produziram soluções adequadas do ponto de vista técnico e de processo pedagógico, suprindo deficiências de mão-de-obra qualificada e limitações de ordem técnicas e organizacional. O resultado aparece na consolidação e amadurecimento de uma organização comunitária apta a inovar, reciclar e criar conhecimento e na materialização de moradias executadas com a mesma tecnologia e know-how aplicado pela indústria de pré-fabricação em usinas de médio e grande porte. Apesar de todo este conhecimento gerado e compartilhado a atual situação do mutirão é de incerteza. Há dois depoimentos que ilustram bem o processo pelo qual passou a Associação de Moradia Unidos de Vila Nova Cachoeirinha, o primeiro de 1991 acontece num boom de empreendimentos de interesse social na cidade de São Paulo, euforia portanto para os movimentos de moradia. O segundo, de 2006, é dado quatro dias após terem recebido a notícia de desapropriação da área e das casas do mutirão, após paralização das obras por mais de um ano e meio.
Título em inglês
Pré-fabrication for mutual help: know, teach, learn
Palavras-chave em inglês
Popular habitation
Processes prefabricated
Self-management
Task force
Resumo em inglês
This work presents industrialized building techiques processes, where the emphasis is the self-help building houses in Vila Nova Cachoeirinha. Specifically the introduction of a plant developed by the housing association is the central argument in this work. It was possible because there was a technical team supporting the association and a financial support by São Paulo City Hall. The unusual techniques were developed to get good results, even to dialoging with the association or to make the technical team be well understood. As results we have a qualifying of labors, know-how application from great plants in the housing construction and the progress of the housing association. After 15 years from the first moment with this association the changes it has passed are clearly illustrated with the testimony of the leadership, once in 1991 and another in 2006.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-09-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.