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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2015.tde-29102015-144649
Documento
Autor
Nome completo
Marlon Rúbio Longo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Meyer, Regina Maria Prosperi (Presidente)
Braga, Milton Liebentritt de Almeida
Franco, Fernando de Mello
Título em português
Hub de mobilidade e projeto urbano: ações urbanísticas e infraestrutura de transporte na metrópole de São Paulo
Palavras-chave em português
Áreas metropolitanas
Estação intermodal
Infraestrutura de transporte
Mobilidade
Planejamento urbano
Projeto urbano
Redes urbanas
São Paulo (SP)
Resumo em português
A pesquisa tem como objeto de análise os hubs de mobilidade, estações intermodais classificadas como os nós principais de uma rede de transporte público. Em função dos diversos modais articulados, são pontos privilegiados de acessibilidade e conectividade em escala local e metropolitana, superando a definição técnica e funcional exclusiva de equipamentos de transporte e posicionando-se como fortes indutores de transformações urbanas. O contexto de estudo é a metrópole de São Paulo, considerando suas problemáticas urbanas atuais e as alternativas planejadas para o sistema de transporte público. Procuramos debater as principais questões que envolvem a interação das redes de mobilidade e a urbanização na metrópole, incluindo temas como dispersão urbana, os desequilíbrios derivados da forma de expansão da área urbanizada e planos que pretendem vincular mobilidade, uso e ocupação do solo. Abordamos esses temas por meio da revisão bibliográfica, da análise de planos urbanísticos (Plano Diretor Estratégico de 2002 e 2014) e de mobilidade (Plano Integrado de Transportes Urbanos de 2020 e 2025), além de uma etapa propositiva, na qual identificamos e hierarquizamos os hubs de mobilidade da rede de alta e média capacidade planejada para São Paulo e, a partir deles, elegemos estudos de caso para o ensaio de suas áreas de influência. Elaboramos esta etapa, ademais, na tentativa de fornecer parâmetros para projeto urbano, sendo este definido, ao final, como ferramenta fundamental de atuação na realidade urbana contemporânea e de viabilização das propostas comprometidas com o adensamento urbano e a redução dos extensivos deslocamentos diários na metrópole.
Título em inglês
Mobility hub and urban design: planning strategies and transportation infrastructure in São Paulo metropolitan area
Palavras-chave em inglês
Intermodal station
Metropolitan areas
Mobility
Transportation infrastructure
Urban design
Urban networks
Urban planning
Resumo em inglês
The subject of this study is the mobility hubs, intermodal stations classified as the main nodes of a public transportation network. Because of the variety of transportation modes that these points articulate, they are privileged areas of accessibility and connectivity in both local and metropolitan scale, overcoming the exclusive functional and technical definition as transportation equipment and being considered powerful inductors of urban transformations. The study context is the São Paulo metropolitan area, involving its current urban issues and the alternatives planned for public transportation system. We seek to discuss key points related to the interaction between mobility networks and urbanization in the metropolis, including topics such as the urban sprawl, the instability derived from the expansion pattern of the urbanized area and plans that intends to link mobility and land use. We deal with these themes through literature review, the analysis of urban master plans (PDE 2002 and 2014) and the metropolitan mobility plans (PITU 2020 and 2025), as well as a purposeful step in which we identify and classify the mobility hubs in São Paulo planned transportation network. From this last level, we selected some case studies to investigate their influence areas. Furthermore, this step tries to provide parameters for urban design scale, which is defined at the end of the study, as an essential tool to work in the contemporary urban reality and to enable proposals compromised to the urban density intensification and the reduction of the
 
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marlonlongo.pdf (41.90 Mbytes)
Data de Publicação
2015-11-11
 
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