• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2009.tde-27042010-141314
Documento
Autor
Nome completo
Flavia D'Albuquerque Andrade da Silveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Costa, Carlos Roberto Zibel (Presidente)
Cobra, Marcos Henrique Nogueira
Ikeda, Ana Akemi
Machado, Lucio Gomes
Vargas, Heliana Comin
Título em português
Cenários urbanos: construindo identidades através de uma arquitetura temática
Palavras-chave em português
Arquitetura
Arquitetura promocional
Cenografia
Cidades temáticas
Espaços temáticos
Marketing de lugar
Turismo
Resumo em português
No último século, a inserção de temas explorados segundo características figurativas, alegóricas e narrativas tornou-se freqüente em locais voltados para comércio e lazer. Estes chamados Espaços Temáticos encontram paralelo em cidades que, visando o turismo, passaram a adotar elementos do modelo temático em escala urbana. Este trabalho procura identificar as possibilidades de utilização do temático no espaço urbano, associando-o ao marketing de lugar. Além disso, relaciona reflexos do temático na produção arquitetônica contemporânea, como a utilização do figurativo, mas, especialmente, o caráter espetacular que permeia a arquitetura atual.
Título em inglês
Urban scenes: building identities through themed architecture
Palavras-chave em inglês
Architecture
Place marketing
Promotional architecture
Scenography
Themed cities
Themed places
Tourism
Resumo em inglês
Throughout the last century, the inclusion of themes exploited according to figurative, allegorical and narrative characteristics, has become frequent in commercial and leisure oriented places. These so called Themed Places find similarities in cities that, aiming for tourism, adopt elements of the theme formula in urban scale. This research intends to identify different possibilities on theming urban space, according to place marketing. Also, it finds reflexes of the theme formula in contemporary architectural production, such as the use of figurative, but most of all, the exploitation of spectacle present in nowadays architecture.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Flavia_tese.pdf (16.11 Mbytes)
Data de Publicação
2010-04-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.