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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-12092014-124457
Documento
Autor
Nome completo
Alessandro Moreno Muzi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Meyer, Regina Maria Prosperi (Presidente)
Souza, Carlos Leite de
Braga, Milton Liebentritt de Almeida
Título em português
Revisão urbanística das perimetrais. As avenidas perimetrais da área central como suporte para o transporte público de São Paulo
Palavras-chave em português
Acessibilidade
Avenidas
Brasil
Mobilidade
Projeto urbano
Ruas
São Paulo (SP)
Transporte coletivo
Transporte urbano
Urbanismo
Vias perimetrais
Resumo em português
O objeto de estudo deste trabalho são as avenidas perimetrais da Área Central da cidade de São Paulo descritas a partir do seu desempenho atual. A descrição das avenidas as aborda a partir do entendimento de como sistemas de mobilidade podem ser avaliados e descritos do ponto de vista urbanístico. A partir desta afirmação discuto alguns aspectos para sua caracterização, levando em conta a importância do transporte coletivo para os espaços da Área Central. Neste sentido, discuto a articulação entre perimetrais e radias, elementos que as vinculam ao sistema de transporte metropolitano; a existência de uma rede de espaços públicos na Área Central conflitantes com sua utilização como suporte das redes de transporte que atingem a Área Central; e, finalmente, a ideia de que as vias perimetrais não são um conjunto coerente de vias. Em outro eixo de análise, estudo o histórico de formação da área, visando o entendimento das condicionantes de projeto que foram responsáveis pela construção dos trechos que a compõem. Este histórico é pautado pela ideia de que é possível entender a formação da área através não só da construção de seus espaços mas também de como estes espaços foram utilizados como suporte das redes de transporte metropolitano. Finalmente, apresento alguns estudos de caso sobre a relação entre mobilidade e projeto urbano, agrupando projetos em duas linhas de discussão: a primeira, sobre projetos que tiveram o automóvel e sua relação com a cidade como referência; e a segunda sobre transporte coletivo sobre pneus e oportunidades urbanísticas advindas da reestruturação viária. A partir das análises sobre o desempenho atual e o histórico de formação das perimetrais faço considerações para o estabelecimento de parâmetros urbanísticos para intervenção na área.
Título em inglês
An urbanistic review of the ring roads. The perimetral routes as a public transport infrastructure
Palavras-chave em inglês
Accessibility
Avenues
Brazil
Mobility
Perimetral routes
Public transport
Streets
Urban project
Urban transport
Urbanism
Resumo em inglês
The subject of this study are the perimetral routes of São Paulo's Central Area, which are described based on their current performance. The subject is addressed from the understanding that mobility systems can be described and evaluated from an urbanistic point of view. From this statement on, some aspects for it's characterization are discussed taking in consideration the importance of public transport to the Central Area. In that sense, the articulation between perimetral and radial routes is discussed, as well as the elements that bind them to the metropolitan transportation system; the existence of a network of public spaces in the Central Area that conflicts with it's use as a support to transportation networks; and finally, the idea that the perimetrical routes are not a coherent system of routes. Another analytical axis is the historical development of the area toward an understanding of the project's determining factors responsible for the construction of the sections that comprises it. This background is guided by the idea that it is possible to understand the formation of the Central Area, not only through the point of view of it's spatial construction but also trough the analysis of how these space were used as support to the metropolitan transport network. Finally some case studies are presented pertaining the relationship between mobility and urban projects, gathering projects in two lines of thoughts: the first being projects that had the relation between automobiles and the city as reference; the second about public transportation and urbanistic opportunities arousing from busways. Based on the analysis of the current performance and historical consolidation of the perimetral routes, considerations are made for the establishment of urbanistic parameters of intervention in the Central Area.
 
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Data de Publicação
2014-10-04
 
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