• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.16.2018.tde-18122017-154923
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Cristina Valcarcel Vellardi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Sandeville Junior, Euler (Presidente)
Furlan, Sueli Angelo
Pereira, Raul Isidoro
Título en portugués
Uma narrativa histórica e geográfica de paisagem da porção noroeste da metrópole de São Paulo: uma contribuição à educação
Palabras clave en portugués
Bairro Perus
Educação
Ferrovia
História
Minério
Paisagem
Resumen en portugués
O presente estudo realiza uma experiência de narrativa histórica de paisagem da porção noroeste da metrópole de São Paulo no período de 1867 à 1950, um tecido composto por particularidades passível de um exercício de interpretação integrada e regional. O bairro de Perus/SP, lugar com um volume importante de registros e de militância entorno dos trabalhadores Queixadas e da produção de cimento da Fábrica Portland Perus, a partir de 1925, é o marco inicial da trilha, que se debruçam também sobre a memória ferroviária da Estrada de Ferro Perus Pirapora, com início de atividade em 1914, e sobre estudos da vizinha Caieiras por via da Cia Melhoramentos implantada em 1890. Impulsionada por memórias individuais e vínculos afetivos estabelecidos, o estudo avança na análise e publicações de escritores locais e alcança pesquisas históricas. Os materiais de elaboração local foram acessados com a participação da Universidade Livre e Colaborativa, uma experiência de construção de conhecimento aberta e realizada em parceria junto a educadores e ativistas culturais locais. Identificou-se, como experiência, uma paisagem com a contribuição dos aspectos geomorfológicos e geológicos integrados aos usos minerais, com destaque para a produção de cal participando da história da região. Incluiu-se a observação de agentes locais conjugados a estrangeiros na implantação de estações intermediárias da São Paulo Railway, demonstrando particularidades sobre a idéia do leito férreo atrair a indústria, comumente aplicado na compreensão da aurora industrial paulista. A partir desse conjunto, valorizando vivência em proximidade, memória, história, geografia e arquitetura, pretende-se apresentar material para refletir o bairro de Perus, a região noroeste e a cidade de São Paulo.
Título en inglés
A geographic and historic narrative about the landscape of the northwest portion of São Paulo metropoly: a contribution to education
Palabras clave en inglés
Education
History
Landscape
Ores
Perus neighborhood
Railway
Resumen en inglés
The present study performs a historical narrative experience of landscape of the northwestern portion of the metropolitan region of São Paulo during the period from 1867 to 1950, a fabric composed of particularities subject to an integrated and regional interpretation. Perus, a place with a significant volume of records and engagement of the Queixada"s workers and the cement production of its local fabric Portland Perus since 1925, is the starting point of the trail, drooping on the railroad train memory Perus - Pirapora, with early activity in 1914, and on studies of nearby Caieiras through the Improvements Company, settled in 1890. Driven by individual memories and affective links established, the advances in the study and analysis of local writers and publications reaches historical research. The local preparation materials were accessed with the participation of the Free and Collaborative University, an experience of open knowledge and capacity building in partnership with educators and local cultural activists. As an experiment, a landscape was identified with the contribution of geomorphological and geological aspects integrated into the mineral uses, with emphasis on the production of lime in the history of the region. It was included the observation of local agents conjugated to foreigners in the construction of intermediate stations of the São Paulo Railway, showing points of interest about the idea of the iron bed to attract industry, commonly applied in understanding of the dawn of industry in São Paulo. From that set, valuing experience in proximity, memory, history, geography and architecture, we intend to present material to reflect the neighborhood of Perus, the Northwest metropolitan region and the city of São Paulo.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-04-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.