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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2019.tde-10012019-095231
Documento
Autor
Nome completo
Paula Martins Vicente
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Lima, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos (Presidente)
Gobbi, Marcia Aparecida
Pereira, Raul Isidoro
Título em português
Novos olhares: uma leitura da cidade por suas crianças.
Palavras-chave em português
Cidade
Crianças
Espaço público
Participação infantil
Resumo em português
A cidade constitui-se hoje como um local de conflitos e disputas, sejam eles em níveis sociais, econômicos, políticos e culturais, como também de interesses distintos de usos e apropriações etárias, restringindo, cada vez mais, a participação infantil nos espaços públicos. A partir dessa constatação, a presente pesquisa desenvolve-se colocando as crianças como sujeitos e atores sociais para refletir, junto aos diferentes profissionais, sobre a construção dos espaços livres urbanos. Nesse sentido, as leituras infantis são trabalhadas como ponto de partida para a identificação das temáticas existentes nesses cenários. Por meio de uma série de oficinas realizadas com meninos e meninas moradores do distrito do Jaraguá, na região Noroeste do Município de São Paulo, trabalhou-se com as interpretações e os projetos urbanos elaborados por eles, abordando assuntos que envolvem, sobretudo, questões observadas em seus espaços cotidianos. Essa experiência institui-se como ponto central da pesquisa, que, através de interlocuções constantes com os diferentes campos teóricos abordados, estabelece uma oportunidade para analisar, não apenas os olhares infantis no e do espaço urbano, mas também a produção da cidade que estamos promovendo e vivenciando, colocando-nos para refletir sobre quais interesses estamos atendendo e privilegiando.
Título em inglês
Fresh perspectives: perceptions of the city by its children.
Palavras-chave em inglês
Child participation
Children
City
Public place
Resumo em inglês
Nowadays the city is a place of conflicts and disputes, be they at social, economic, political and cultural levels, as well as different interests of age appropriations and uses wich increasingly restricts children's participation in public spaces. Based on this assumption, the present research is developed considering children as social actors to reflect, together with different professionals, on the construction of urban spaces. In this sense, children's perseptions are worked as a starting point for the identification of themes in these scenarios. Through a series of workshops developed with boys and girls to live in the district of Jaraguá, in the Northwest Region of the Municipality of São Paulo, we worked on the interpretations and urban projects elaborated by them, addressing issues that mainly involve subjects observed in their routine spaces. This experience was as a central point of the research, which, through constant dialogues with different theoretical approaches, establishes an opportunity to reflect not only on children's views in and of urban space, but also on the production of the city that we are promoting and experiencing, putting ourselves to think about what interests we are attending and privileging.
 
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Data de Publicação
2019-01-30
 
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