• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2019.tde-10012019-095231
Documento
Autor
Nombre completo
Paula Martins Vicente
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Lima, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos (Presidente)
Gobbi, Marcia Aparecida
Pereira, Raul Isidoro
Título en portugués
Novos olhares: uma leitura da cidade por suas crianças.
Palabras clave en portugués
Cidade
Crianças
Espaço público
Participação infantil
Resumen en portugués
A cidade constitui-se hoje como um local de conflitos e disputas, sejam eles em níveis sociais, econômicos, políticos e culturais, como também de interesses distintos de usos e apropriações etárias, restringindo, cada vez mais, a participação infantil nos espaços públicos. A partir dessa constatação, a presente pesquisa desenvolve-se colocando as crianças como sujeitos e atores sociais para refletir, junto aos diferentes profissionais, sobre a construção dos espaços livres urbanos. Nesse sentido, as leituras infantis são trabalhadas como ponto de partida para a identificação das temáticas existentes nesses cenários. Por meio de uma série de oficinas realizadas com meninos e meninas moradores do distrito do Jaraguá, na região Noroeste do Município de São Paulo, trabalhou-se com as interpretações e os projetos urbanos elaborados por eles, abordando assuntos que envolvem, sobretudo, questões observadas em seus espaços cotidianos. Essa experiência institui-se como ponto central da pesquisa, que, através de interlocuções constantes com os diferentes campos teóricos abordados, estabelece uma oportunidade para analisar, não apenas os olhares infantis no e do espaço urbano, mas também a produção da cidade que estamos promovendo e vivenciando, colocando-nos para refletir sobre quais interesses estamos atendendo e privilegiando.
Título en inglés
Fresh perspectives: perceptions of the city by its children.
Palabras clave en inglés
Child participation
Children
City
Public place
Resumen en inglés
Nowadays the city is a place of conflicts and disputes, be they at social, economic, political and cultural levels, as well as different interests of age appropriations and uses wich increasingly restricts children's participation in public spaces. Based on this assumption, the present research is developed considering children as social actors to reflect, together with different professionals, on the construction of urban spaces. In this sense, children's perseptions are worked as a starting point for the identification of themes in these scenarios. Through a series of workshops developed with boys and girls to live in the district of Jaraguá, in the Northwest Region of the Municipality of São Paulo, we worked on the interpretations and urban projects elaborated by them, addressing issues that mainly involve subjects observed in their routine spaces. This experience was as a central point of the research, which, through constant dialogues with different theoretical approaches, establishes an opportunity to reflect not only on children's views in and of urban space, but also on the production of the city that we are promoting and experiencing, putting ourselves to think about what interests we are attending and privileging.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-01-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.