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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2019.tde-29012019-120143
Documento
Autor
Nome completo
Alecio Rossi Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Gil Filho, Vicente (Presidente)
Alencar, Marlyvan Moraes de
Caramella, Elaine da Graça de Paula
Giorgi Junior, Giorgio
Wilke, Regina Cunha
Título em português
Design, arte e consumo
Palavras-chave em português
Arte
Consumo
Design
Resumo em português
Esta tese busca refletir sobre limites, fronteiras e sobreposições entre design, arte, moda, comunicação, comportamento e consumo. A partir da seleção de imagens e textos disponibilizados em diferentes suportes - livros, objetos, audiovisuais, plataformas digitais, vitrines - analisou-se estratégias de marcas de vestuário em que a interrelação entre artistas, designers e outros agentes de produção cultural contribui para a construção de imagem pública para marcas, atribuindo a elas valor. Obras e objetos fundem-se num processo de sobreposição, que resulta no desenvolvimento de sentido comum. Desta forma, marcas atuantes em mercado global utilizam-se da fusão arte/design para fortalecer, na percepção do consumidor, qualidade e valor de produtos e serviços.
Título em inglês
Design, art and consumption
Palavras-chave em inglês
Art
Consumption
Design
Resumo em inglês
This thesis seeks to reflect on limits, borders and overlaps between design, art, fashion, communication, behavior and consumption. From the selection of images and texts made available in different media - books, objects, audiovisuals, digital platforms, shop windows - strategies were analyzed of clothing brands in which the interrelation between artists, designers and other cultural production agents contribute to the construction of public image for brands, assigning them value. Works and objects merge into an overlapping process, which results in the development of common sense. In this way, brands active in the global market use the fusion art/design to strengthen, in consumer percep-tion, quality and value of products and services.
 
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TEALECIOROSSIFILHO.pdf (14.47 Mbytes)
Data de Publicação
2019-06-05
 
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