• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.16.2006.tde-28022007-113902
Documento
Autor
Nome completo
Gisele Pinna Braga
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos (Presidente)
Alonso, Carlos Egidio
Nardelli, Eduardo Sampaio
Oba, Leonardo Tossiaki
Perrone, Rafael Antonio Cunha
Título em português
Arquitetura e comunicação: proposta para o aprimoramento de aspectos ergonômicos de reuniões por videoconferência em ambientes empresariais
Palavras-chave em português
Arquitetura
Comunicação
Ergonomia
Espaço
Interface
Videoconferência
Resumo em português
As tecnologias telemáticas se desenvolveram, trouxeram novas formas de viver e se incorporaram ao cotidiano de indivíduos e empresas. No mundo contemporâneo, a comunicação à distância tem-se mostrado importante instrumento para o desenvolvimento dos países, organizações públicas e empresas, integrando diferentes comunidades e agilizando processos de decisão. No cenário de desenvolvimento dessas tecnologias, a videoconferência é a ferramenta que agrega a maior quantidade de informações para um encontro mediado por tecnologia. Ela potencializa a comunicação pela integração das tecnologias de áudio, vídeo, e informática. Por outro lado, as reuniões realizadas por videoconferência ainda têm um potencial limitado de comunicação, demandando estudos para seu aprimoramento. A Ergonomia foca seus estudos nos aspectos físicos, psíquicos e cognitivos, intervindo nas relações entre o homem, seu trabalho e meio físico. Por isso, apresenta-se como um instrumento adequado de intervenção para melhorar a comunicação de uma reunião por videoconferência. Iniciamos esta tese mostrando como as tecnologias de comunicação fizeram parte da vida cotidiana dos povos ocidentais e como as tecnologias de videoconferência se situam enquanto instrumento de comunicação empresarial. Em seguida, realizamos uma comparação entre os aspectos ergonômicos de uma reunião presencial e os de uma reunião em videoconferência. Identificamos os ruídos provocados pela utilização dos sistemas de videoconferência e verificamos que grande parte deles diz respeito à questão da ambientação da interface de comunicação no espaço. Mostramos ainda como diversos tipos de interface de comunicação (pinturas, panoramas, espelhos, cinema, fotografia e desenho animado) foram utilizados para ambientar o espaço com a interface de comunicação. Exploramos as várias formas de intervenção no espaço, buscando identificar os aspectos ergonômicos que valorizam a informação comunicada e os elementos do contexto espacial que fazem com que esta se potencialize. A partir desses estudos, propomos critérios a que uma interface de comunicação deveria atender a fim de valorizar a comunicação da reunião por videoconferência. Indicamos ainda uma alternativa tecnológica para cada um dos critérios especificados. Concluímos com uma discussão sobre os caminhos abertos para novas pesquisas em diversas áreas do conhecimento, e com uma reflexão sobre a influência da incorporação destes no desenvolvimento dos projetos de arquitetura.
Título em inglês
Architecture and communication: improving ergonomics effectiveness in corporative videoconferencing meetings.
Palavras-chave em inglês
Architecture
Communication
Ergonomics
Human factors.
Interface
Space
Videoconference
Resumo em inglês
In contemporary time, distant communication has been an important tool for business development, since it permits people from all over the world to meet quickly by using telematic technologies. Videoconference has been used as an ordinary tool for that purpose, which provides the sharing of audio, video and computer information. Unfortunately, videoconference communication is a poor means for distance meetings and its efficiency must urgently be improved. Besides, ?the central approach of human factors is the systemic application of relevant information about human characteristics and behavior to design the man-made objects, facilities and environments that people use?1. Therefore, it is a relevant instrument for achieving more efficient distant meeting. Firstly, we give an overview of communication technologies applied to business, identifying how videoconferencing systems have been used as a corporative communication instrument. Secondly, we compare live meetings to videoconference ones, searching for differences in human factors that indicate loss of information caused by the use of a communication system. Thirdly, we demonstrate how different communication interfaces produced by man were used to integrate the perception of the physical space and the virtual space shown on them. Consequently, we propose a list of criteria that an interface should meet, in order to improve human factors in distant meetings through a videoconference system. Finally, we provoke a discussion about other possible applications and we also examine how architecture can be modified by considering those criteria in regard to its design.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
tese.pdf (16.36 Mbytes)
Data de Publicação
2007-03-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.