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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2013.tde-28012014-100230
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Ribeiro Cameira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Braga, Marcos da Costa (Presidente)
Bicudo, Marcelo Marino
Sant'Anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon
Título en portugués
O branding e a metodologia de sistemas de identidade visual
Palabras clave en portugués
Branding
Identidade corporativa
Identidade visual
Marcas
Metodologia
Resumen en portugués
Esta pesquisa propõe uma investigação sobre as mudanças incorporadas, a partir da introdução do branding no escopo dos projetos de construção de identidade de marca, à metodologia dos projetos de construção de identidade visual corporativa dos principais escritórios de design brasileiros especializados neste segmento. O principal objetivo é compreender a contribuição e as mudanças causadas pelo branding - uma disciplina proveniente das escolas de administração e marketing - na metodologia de projetos de identidades visuais, uma vez que a maioria dos designers brasileiros teve sua formação pautada sob os princípios e conceitos da escola racionalista e funcionalista de design, em um pensamento muito mais voltado para o caráter visual e pragmático de uma marca do que para o estratégico e subjetivo. A partir de uma abordagem qualitativa, foram investigadas as trajetórias dos principais escritórios de design brasileiros especializados na criação de identidades visuais e a evolução da metodologia por eles empregada nos últimos 40 anos, em quatro estudos de caso, para observar se a inclusão do branding representou uma mudança de paradigma dos pontos de vista metodológico e mercadológico, para o campo do design em relação à prática anteriormente adotada nos projetos de identidade visual sem branding. A análise dos resultados dessa pesquisa pretende documentar um novo estado da arte no campo do design de identidades visuais e contribuir para ampliação do repertório conceitual do designer, disseminando novos conceitos e fundamentos teóricos sobre branding, que possam conduzir este profissional a uma atuação mais estratégica e especializada. Há, ainda, o intuito de enriquecer a bibliografia sobre as relações entre marca, identidade visual, identidade corporativa e branding na concepção, construção e gestão de marcas corporativas no campo do design gráfico.
Título en inglés
Branding and the methodology of visual identity systems
Palabras clave en inglés
Branding
Brands
Corporate identity
Methodology
Visual identity
Resumen en inglés
This research proposes to investigate changes that were incorporated to the methodology of visual identity projects ever since branding was instituted as part of its scope in major Brazilian design studios specialized in this segment. The purpose is to understand how branding - a concept that originated from management and marketing - may have contributed and changed the methodology of projects of visual identity, considering that most Brazilian designers were taught according to principles and concepts of the rationalist and functionalist school of design, which was more committed to the visual and pragmatic features of the brand than to its strategic and subjective aspects. From a qualitative approach, this work examines the paths of major Brazilian design studios, specialized in visual identity projects, and presents four case studies about the evolution of their methods over the last 40 years. The intention is to understand if the incorporation of branding represented a paradigmatic shift to methodological and market perspectives in the field of design, compared to formely adopted practices in visual identity projects that did not include branding. The analysis of research results aims to document a new state of the art in the field of visual identity design, and to contribute to the expansion of the tþeoretical repertoire of the designer, disseminating new concepts and principles of branding that may lead such professional to a more strategic and specialized performance. Furthermore, this work intends add to the bibliography about relationships between brand, visual identity, corporate identity and branding under the conception, construction and management of corporate brands in the field of graphic design.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Sandra_Cameira_ME.pdf (4.22 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-02-19
 
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