• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2015.tde-26082015-103125
Documento
Autor
Nome completo
Luciano Cardinali
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Farias, Priscila Lena (Presidente)
Bicudo, Marcelo Marino
Gouveia, Anna Paula Silva
Título em português
A tipografia customizada como elemento identitário em sistemas de identidades visuais. Um estudo sobre o desenvolvimento de fontes digitais personalizadas
Palavras-chave em português
Design tipográfico
Persnonalidade tipográfica
Sistemas de identidade visual
Tipografia
Tipografia customizada
Tipografia personalizada aplicada
Resumo em português
Esta dissertação investiga os procedimentos e métodos empregados por designers de tipos para a concepção e o desenvolvimento de fontes digitais customizadas, associadas exclusivamente a sistemas de identidades visuais corporativos, explorando o potencial expressivo dessas tipografias, procurando identificar seus atributos conotativos, históricos, culturais e emocionais, assim como os possíveis significados e interpretações que estas formas podem evocar, com atenção especial para a tipografia contemporânea. Fontes digitais são elementos centrais para a consolidação de uma identidade visual, além do importante papel em muitas outras especia- lidades do design gráfico. O objetivo prático desse estudo é delinear as decisões adotadas no processo do design e da estrutura formal de seis fontes digitais personalizadas, para uso corporativo exclusivo, baseando-se em informações coletadas diretamente dos designers envolvidos, em textos publicados e análises próprias. Em um sentido mais amplo, o estudo visa colaborar com designers e contratantes de serviços de design tipográfico, sobre a necessidade de uma atenção mais ponderada no momento da escolha ou adoção dos tipos que compõem uma deter-minada identidade visual, considerando a tipografia um agente consolidador de uma identidade autêntica, por meio das qualidades formais, expressivas e conotativas dos tipos. Apesar da subjetividade nas avaliações que o tema envolve, o resultado observado é que a tipografia tem condições de carregar e transmitir a identidade de uma instituição, até mesmo nas situações em que a própria marca está ausente, assumindo o papel de transportar, juntamente com o conteúdo da mensagem, valores, comportamentos e personalidade. Neste contexto, a tipografia corporativa customizada, ou seja, aquela desenvolvida e adaptada especialmente para este fim, desempenha um importante papel, o que esta dissertação busca elucidar.
Título em inglês
Custom typefafeces as an indentity element in visual identity systems
Palavras-chave em inglês
Applied custom typeface
Custom typeface
Typeface design
Typeface personality
Typography
Visual identity systems
Resumo em inglês
This work studies the procedures and methods used by type designers for conceiving and developing custom digital fonts used exclusively in corporate identity systems. By exploring the expressive potential of these fonts and with regard to contemporary typography, the nvestigation tried to recognize their connotative, historical, cultural and emotional attributes as well as possible meanings and interpretations these shapes may evoke. Besides playing an important role in many graphic design areas, digital fonts are key elements to corporate identities. This study's goal is to outline the decisions adopted in the process of designing and creating the formal structures of six custom digital corporate fonts, based on nformation from their designers, in published texts and the author's own analyzes. In a broader sense, the study draws attention of designers and clients who hire type design services, on the need for a more careful choice and or adoption of fonts that make up a particular corporate dentity. Thereby, the typography should be considered as an authentic agent for consolidating that identity through its formal, expressive and connotative qualities. Despite the subjectivity in the evaluation, the outcome is that the typography is able to carry and transmit the identity of a company or nstitution even when the the logo is absent. Along with the content of the message, it takes on the role of carrying the values, behavior and personality of the brand. In this sense, the customized corporate font, that s, the font specially developed or adapted for that purpose is believed to play a fundamental role which this study sought to find out.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-09-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.