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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2018.tde-25092018-163911
Document
Auteur
Nom complet
Andrea de Brito Stefanelli Vieira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Taralli, Cibele Haddad (Président)
Lima, Ana Gabriela Godinho
Riccetti, Teresa Maria
Titre en portugais
Mobiliário urbano no espaço público para o lazer infantil: uma reflexão no contexto da "Academia da Primeira Idade" na cidade de São Paulo
Mots-clés en portugais
Academia da primeira idade
Brinquedo para playground
Design de equipamento urbano
Espaço público
Mobiliário urbano
Resumé en portugais
Esta pesquisa de mestrado se situa nos estudos de inter-relação do design com a arquitetura, enfocando os equipamentos denominados Academia da Primeira Idade, entendidos como um mobiliário urbano para o público infantil presente e implantado no espaço livre público das áreas de playground, em locais levantados na atualidade na cidade de São Paulo, onde foram realizadas pesquisas de campo com abordagem qualitativa. Com o objetivo de levantar dados sobre como um mobiliário urbano é percebido e entendido por seu público alvo, procurou-se pela visão das crianças usuárias e seus acompanhantes a fim de obter entendimento e diretrizes sobre o espaço e equipamentos para brincar e se exercitar. Foram utilizadas várias ferramentas de pesquisa para captação de dados como: observação não participante, entrevista com acompanhantes no local de uso, storytelling com crianças, além de levantamentos nos órgãos públicos gestores e com especialistas, com enfoque no uso e apropriação pelos seus usuários, verificando aspectos formais, comportamentais e de interação social. Por meio da triangulação de dados foi possível levantar os pontos relevantes na opinião dos stakeholders, agentes envolvidos, gerando conhecimentos para aprimoramento dos espaços e equipamentos existentes, bem como para novos projetos afins. Como principais achados podem ser destacados pontos positivos e negativos citados sobre os equipamentos elencados além de aspectos como proporcionar diversão com segurança, conservação, interação com outras crianças, e outros relacionados às características físicas e de manutenção de espaços bem cuidados, com piso adequado, e dotados de mobiliário complementar, sempre presentes nas narrativas dos pesquisados quanto as suas necessidades e expectativas. Considerando a importância que o brincar tem na formação das crianças, e que experiências e vivências únicas o espaço público pode proporcionar, espera-se que estes dados, considerando a visão e opinião dos usuários, possam servir para melhorar a qualidade dos espaços e equipamentos públicos infantis.
Titre en anglais
Urban furniture in public apace for children's play: a reflection in the context of the "Kids Outdoor Fitness Center" in the city of São Paulo.
Mots-clés en anglais
Kids outdoor fitness equipment
Playground equipment
Public space
Urban equipment design
Urban furniture
Resumé en anglais
This master's research is inserted in the studies of the inter-relation between design and architecture, focusing on what is called Kids Outdoor Fitness Equipment, understood as urban furniture aimed for children and implanted in the public space of playground areas, in places chosen presently in the city of São Paulo, where field research was undertaken with a qualitative approach. With the goal of raising data on how urban furniture is perceived and understood by its target audience, it has sought the point of view of child users and their escorts in order to obtain understanding and guidelines regarding the space and equipment to play and exercise in. Several research tools were used to gather the data, such as non-participant observation, interview with escorts at the site of usage, and storytelling with children, besides collecting data at public agencies and with specialists, with a focus on the use and appropriation by the users, verifying formal, behavioral and social interaction aspects. By means of triangulation of data, it was possible to raise the relevant aspects in the opinion of the stakeholders, the agents involved, generating knowledge for the improvement of the existing spaces and equipment, as well as for new related projects. As the main findings, we can highlight positive and negative features cited regarding the listed equipment, besides aspects such as affording entertainment with safety, conservation, and interaction with other children, as well as others related to the physical features and the maintenance of well cared-for spaces, with adequate flooring, and fitted with complementary furniture, always present in the narratives of the researched as far as their needs and expectations. Considering the importance of play in children's growth, and what unique experiences public space can provide, it is hoped that these data, considering the point of view and opinion of the users, may serve to improve the quality of spaces and public children's equipment.
 
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Date de Publication
2018-12-18
 
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