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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2018.tde-23062017-092756
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Marques Cardoso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar (Presidente)
Galeotti, Anamaria Amaral Rezende
Weiss, Luise
Título em português
Espaços interativos infantis: aproximações entre o lúdico e a inovação
Palavras-chave em português
Crianças
Criatividade
Inovação
Lúdico
Parque infantil
Projeto de Arquitetura
Resumo em português
Esta dissertação, desenvolvida no campo das interrelações entre o Design e a Arquitetura, apresenta uma pesquisa sobre espaços interativos para crianças, com foco dirigido a projetos de abordagens multidisciplinares e experimentais referentes ao lúdico.São obras implantadas em áreas urbanas de acesso público e ao ar livre, desenvolvidas pelo setor institucional ou público, a partir da metade do século vinte aos dias atuais,selecionadas no Brasil e em outros países. Inicia-se este trabalho conceituando: a criança, quanto ao desenvolvimento integral e suas linguagens; o espaço; o interativo e o lúdico.Adiciona-se a estes, reflexões sobre: a qualidade como conceito no desenvolvimento e implantação destes projetos e as capacidades sensoriais humanas, segundo o arquiteto Victor Papanek. Após contextualização desses espaços na cidade, apresenta-se compilação de projetos selecionados, organizados por período cronológico, localização e autores. Com método de pesquisa qualitativa exploratória e estudos de casos, a organização deste trabalho estrutura-se em tópicos: contexto, percurso, conceitos envolvidos e projetos; apresenta propostas de abordagens experimentais e criativas, em concepções que buscaram novas soluções e foram além do pré-estabelecido e convencional. Após sistematização e análise, elaboraram-se conclusões e considerações em que se almeja auxiliar, com subsídios teóricos, pesquisadores e profissionais de áreas afins no desenvolvimento de novos projetos. Ao identificar aproximações entre o lúdico e a inovação, investiga-se seu conceito e soma-se a este uma reflexão sobre a complexidade e as competências necessárias para os novos tempos, segundo o pensamento de Edgar Morin. Conclui-se o trabalho com um conjunto de propostas nos campos da Arquitetura, do Design e das Artes que unem os conceitos de inovação, lúdico e espaço, em abordagens experimentais, criativas e multidisciplinares. Discutem-se,assim, outros modelos possíveis de relacionamento com o entorno e com os elementos da natureza. Um convite a reconectar-se com as capacidades sensoriais humanas e um caminho para o desenvolvimento de saberes necessários, como listados na obra Sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin: "As cegueiras do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; ensinar a condição humana;Ensinar a identidade terrena; enfrentar as incertezas; ensinar a compreensão e a ética do gênero humano".
Título em inglês
Children's interactive spaces: approaches between play and innovation
Palavras-chave em inglês
Architectural Design
Children
Children's playground
Creativity
Innovation
Play
Resumo em inglês
This dissertation, which inhabits the space between Design and Architecture, presents a research on interactive spaces for children, focusing on multidisciplinary and experimental approaches to play. Those spaces are implemented in outdoors urban areas of public access built by the institutional or public sectors, from the first half of the twentieth century up to the present day, in Brazil and other countries. This work starts off with the establishment of key concepts: the child, in light of integral development and its languages; the space; interaction and play. In addition to those definitions, there are reflections on quality as a concept for the development and implementation of those projects; human sensorial capabilities, according to architect Victor Papanek, and the child in the present society. After the contextualization of those spaces in the city, we present a compilation of selected project, organized according to chronology, location and authors. With a qualitative exploratory research method and case studies, this work is organized in topics: context, trajectory, concepts and projects involved; it presents experimental and creative approaches, in conceptions that sought out new solutions and moved beyond the pre-established and conventional standards. After systematizing and analysis, we present conclusions and considerations with the aim of offering theoretical subsidies for researchers and professionals in adjacent areas for the development of new projects. By identifying approximations between play and innovation, we investigate this concept and enhance it with a reflection about complexity and the abilities that are necessary for the present times, according to Edgar Morin. We wrap up the work with a set of proposals in the fields of Architecture, Design and the Arts uniting the concepts of innovation, play and space, in experimental, creative and multidisciplinary approaches. Thus, we discuss other possible models of relationship with the surroundings and with the elements of nature. It is an invitation to reconnect with human sensorial capabilities and a path toward the development of necessary knowledge, as listed in Seven complex lessons in education for the future, by Edgar Morin: "Detecting error and illusion; Principles of pertinent knowledge; Teaching the human condition; Earth identity; Confronting uncertainties; Understanding each other; Ethics for the human genre".
 
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Data de Publicação
2018-06-08
 
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