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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2007.tde-20052010-154910
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Fernando de Almeida Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos (Presidente)
Moraes Junior, Dijon
Perrone, Rafael Antonio Cunha
Ribeiro, Wagner Costa
Romero, Marcelo de Andrade
Título en portugués
Sustentabilidade e responsabilidade social no design do produto: rumo à definição de indicadores
Palabras clave en portugués
Design
Metodologia de Projeto
Responsabilidade Social
Sustentabilidade
Resumen en portugués
A busca de harmonização entre a produção industrial, a natureza e as demandas de qualidade de vida das sociedades revela uma necessidade de revisão dos projetos de design de produtos, que, em essência, apresenta-se como uma atividade geradora de massa com influência direta no meio natural, requer considerações mais abrangentes, além da esfera econômica, devendo responder de modo integrado a questões de ordem social, cultural, ambiental e tecnológica. A avaliação da qualidade do processo de design, por sua vez, impõe a necessidade de qualificação das ações de design sob as perspectivas da sustentabilidade e da responsabilidade social, visando atingir patamares mais adequados para o processo produtivo em relação aos seus impactos sociais e ambientais, sobretudo por meio de uma mudança metodológica significativa para o desenvolvimento de produtos. Propõe-se, no âmbito desta tese, a implementação de um modelo de avaliação do processo de design por meio de um conjunto de indicadores de Design, Sustentabilidade e Responsabilidade Social (IDSRS) como contribuição para a melhoria dos processos de design de produtos, atuando diretamente na visualização dos pontos do sistema produtivo que apresentam inadequações no que diz respeito aos parâmetros relacionados a uma atuação sustentável e socialmente responsável por parte das corporações. Desenvolve-se o modelo de indicadores IDSRS e aplica-se a metodologia, por meio de dois estudos de caso, em empresas nacionais que têm o design como ferramenta decisiva para a prospecção e desenvolvimento de produtos, especificamente as empresas Rosita Brinquedos e Natura Cosméticos. Uma importante conclusão desta tese aponta para o fato de que o modelo IDSRS contribui para a adaptação metodológica do processo de design, no sentido de adotar, desde as fases iniciais de projeto, ações em conformidade com padrões de sustentabilidade e responsabilidade social capazes de atingir aos objetivos da indústria em sintonia com o respeito ao meio ambiente e às demandas de qualidade de vida da sociedade.
Título en inglés
Sustainability and social responsibility within the product design: towards the definition of indicators
Palabras clave en inglés
Design
Projects Methodology
Social Responsibility
Sustainability
Resumen en inglés
The search for harmony between industrial production, nature and social demands of quality of life reveals an urgent need in reframing the product design projects, which essentially implies the generation of mass and directly influences the natural environment, requiring broader considerations beyond the economic perspective and responding to social, cultural, environmental, and technological perspectives at the same time. On the other hand, the evaluation of design process requires the need of qualifying design actions under the sustainability and social responsibility approaches in order to obtain more adequate patterns of production related to social and environmental impacts, mostly throughout a significant methodological change in the way we develop products. This doctoral thesis proposes the implementation of a model aimed in evaluating the design process, adopting a set of indicators of Design, Sustainability and Social Responsibility (IDSRS), contributing to the improvement of product design process, acting directly on the visualization of aspects of the productive system that are inadequate in terms of a sustainable and socially responsible way of doing business. The model of indicators and the IDSRS index are developed and applied to the productive systems of two different Brazilian companies, both considering design as a relevant tool of idealization and development of products, more specifically the Rosita Toys and Natura Cosmetics, through the case study method. An important conclusion of this thesis points out the fact that the IDSRS model contributes to a methodological adaptation of the design process, considering patterns of sustainability and social responsibility from the very beginning of design projects, trying to achieve the goals of industry together with achieving demands of quality of life and respecting the environment as whole.
 
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Fecha de Publicación
2010-05-26
 
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