• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2008.tde-20052010-093843
Documento
Autor
Nombre completo
Ailton dos Santos Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Costa, Carlos Roberto Zibel (Presidente)
Busnardo Filho, Antonio
Guaraldo, Franceli
Melo, Francisco Inacio Scaramelli Homem de
Padovano, Bruno Roberto
Título en portugués
Design e arquitetura de informação para web sites educacionais: um estudo de usabilidade
Palabras clave en portugués
Arquivo de informação
Interface design
Usabilidade
Web design
Resumen en portugués
O design é abordado neste trabalho desde a sua criação com a Bauhaus, passando por suas definições e conceituações, assim como também aponta os avanços tecnológicos da informática em especial à computação gráfica como ferramenta salutar ao designer gráfico. O mundo digital traz ao designer novas segmentações de atuação como o interface designer e o Web designer. O design, mesmo que historicamente exista há muito mais tempo do que a sua institucionalização como profissão independente no Brasil, firma-se na modernidade e ganha-se força neste momento contemporâneo, até definindo, em algumas situações e questões econômicas de mercado. Há uma singularidade no design que aglutina virtualmente duas características: facilitação da leitura e informação - que é o Web design, pois ao mesmo tempo em que informa o conteúdo de um Web site, demonstra o caminho a ser navegado e toda a sua interatividade. Com a disposição das novas mídias digitais¹, é salutar acompanhar o crescimento vertiginoso e preponderante que as informações permeiam com mais amplitude, permitindo a cada instante ganhar o aperfeiçoamento e a descoberta de novos meios de explicitar a mensagem com rapidez e objetividade oriundos num mundo moderno e globalizado em que vivemos. As universidades e faculdades, como facilitadoras de aprendizagem, investem em novas tecnologias para disseminar seus cursos, seus produtos, sua infraestrutura, e também utiliza dos recursos da Web para oferecer cursos on-line². Nessa linha de raciocínio, sobre o que é funcional, eficaz e ao mesmo tempo audacioso em um Web site, é analisado neste trabalho 80 instituições de ensino superior brasileiras, objetivando uma inovação no que diz respeito a usabilidade, baseado numa arquitetura de informação estruturada. A metodologia adotada baseia-se numa sequência de ítens de maior relevância, do ponto de vista técnico e operacional de usabilidade, juntamente com assuntos de interesse comuns apontados pelo público alvo. A análise remete a um diagrama de ordem quantitativa e, posteriormente, qualitativa, que evidencia aspectos inerentes ao interface design.
Título en inglés
Design and architecture of information to educational web sites: an useful studying
Palabras clave en inglés
Information architecture
Interface design
Usability
Web design
Resumen en inglés
The design is approached in this paper work since its criation with Bauhaus, having its definitions and concepts , this way it also shows technological advances in the field of information technology in special to the graphic information technology as an important salutary tool to the graphic designer. The digital world brings to the designer new segments of perfomance such as interface designer and the web designer. The design, even existing such a long time before its intitutionalisation as an independent profession in Brazil, it gets strengh in both modern time and at this contemporary moment, and also in some situations and economic points in the market. There is such singularity in design that joins virtually two features: an easy way of reading and information - which is the web design field, though at the same time it informs all there is in a web site , shows the way to browse and all its interactivity. With all the display of new media , it is necessary to be aquainted with the growth and the manner that the information broadens with an opening way, allowing the user at every moment gain improvement and the discovery of new forms to set out the message fast and originating goals in this present and globalised world in which we live. The universities and colleges, places for getting knowledgement, invest in technology to broaden their courses, products, structure, they also make use of resources from the web to offer on line courses. In this line of approach what is functional, effective in a web site, in this paper work is analysed 80 institutions such as universities and colleges, getting the point of inovation about the use based on an structered information architecture. The metodology adopted is based on a sequence of items of important points of technical views and operational use, together with subjects of interest pointed by the target audience. The analysis sends to a quantitative diagram and further to a qualifying diagram that displays inherent aspects to the interface design.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.