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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2014.tde-19122014-152353
Documento
Autor
Nome completo
Camila Polido Bais Hagio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Martins, Sergio Regis Moreira (Presidente)
Oliveira, Pelópidas Cypriano de
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Título em português
A questão da escala em obras de arte, arquitetura e design
Palavras-chave em português
Arquitetura
Escala
Escultura
Resumo em português
A presente dissertação de mestrado traz como foco a questão da escala em obras de arte, arquitetura e design. Está estruturada em três partes principais. Na primeira parte são apresentadas abordagens teóricas sobre o conceito de escala, percorrendo estudos sobre seus principais significados e aplicações nestes campos do conhecimento, a relação do corpo humano como parâmetro dimensional e os conceitos de massa, volume e espaço, além de abordar a teoria do estranhamento, idealizada por Chklóvski e o conflito entre conhecimento e experiência, proposto por Maderuelo. Na segunda parte, são expostas obras de arte, arquitetura e design que evidenciam algumas das possibilidades fornecidas pela manipulação da escala. Na terceira e última parte foram destacadas três obras de arte cuja forma é um cubo, sendo elas; Die (1962), de Tony Smith; a obra sem título (quatro cubos espelhados, 1965), de Robert Morris e Cruzeiro do Sul (1969-1970), de Cildo Meireles. A partir desta seleção sugeriu-se a sistematização das ideias apresentadas anteriormente como ferramentas de análise e reflexão aplicáveis a processos criativos.
Título em inglês
The issue of scale in works of arts, architecture and design
Palavras-chave em inglês
Architecture
Scale
Sculpture
Resumo em inglês
This dissertation brings focus on the issue of scale in works of art, architecture and design. Is structured into three main parts. In the first part theoretical approaches to the concept of scale are presented, covering studies on its main meanings and applications in these fields of knowledge, the relation of the human body as a dimensional parameter and the concepts of mass, volume and space, in addition, presents the theory of estrangement, idealized by Chklóvski and the conflict between knowledge and experience, proposed by Maderuelo. In the second part are exhibited works of art, architecture and design which highlight some of the possibilities provided by the manipulation of scale. In the third and final part, three works of art whose form is a cube are shown, they are Die (1962), of Tony Smith, the Untitled work (Four mirrored cubes, 1965) of Robert Morris and Cruzeiro do Sul (1969- 1970), of Cildo Meireles, and from this selection suggest the systematization of ideas previously presented as tools for analysis and reflection applicable in creative processes.
 
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Data de Publicação
2015-08-14
 
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