• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2017.tde-19082013-111907
Documento
Autor
Nombre completo
Carla Patrícia de Araujo Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Minami, Issao (Presidente)
Caldas, Waldenyr
Costa, Carlos Roberto Zibel
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Silva, José Carlos Plácido da
Título en portugués
A cor como espelho da sociedade e da cultura
Palabras clave en portugués
Cor (simbologia cultura)
Design (de-sign gráfico design e cultura)
Design e sociedade
Embalagens (comunicação visual história)
Semiótica
Resumen en portugués
Com base em um referencial teórico que incluiu a história da arte e do design, a semiótica e estu-dos da cor na cultura, esta tese defende a ideia de cor como linguagem e construção cultural, observando seu uso em diferentes sistemas de significação, no design e, especialmente, no design de embalagens. O trabalho parte da evolução da linguagem visual da embalagem, observada en-tre o final do século XIX e o início do século XXI, expondo as mudanças ocorridas no design como expressão dos diferentes momentos da sociedade e da cultura visual ocidental, e resgatando a importância histórica das cores para a comunicação. Num segundo momento revisam-se funda-mentos da semiótica, transpondo-os para a abordagem da cor como signo e para a investigação da linguagem cromática como um sistema. Para explicitar os princípios estruturais dessa lingua-gem, os significados atribuídos às cores e aos atributos cromáticos são revisados por meio de pesquisa bibliográfica. Através de estudo empírico, esta tese examina a linguagem cromática do design de embalagens contemporâneo, a partir de um corpus de embalagens de alimentos co-mercializados no Brasil. Os resultados mostraram que o sistema de significados da cor no design de embalagens se apoia tanto nos campos associativos gerados pelos atributos de matiz, clarida-de e saturação das cores, quanto nas oposições cromáticas e semânticas que tais características criam. A abordagem do estudo foi além da análise estrutural, envolvendo simultaneamente aspec-tos sintáticos, semânticos e pragmáticos da cor, buscando explicitar sua utilização como instru-mento para a difusão de ideias e valores. Foi observado que as cores assumem funções visuais, icônicas, indiciais e simbólicas na comunicação da embalagem. No nível simbólico, os sentidos mais frequentes assumidos pelas cores corresponderam a diferentes discursos que orientam as práticas alimentares contemporâneas. A pesquisa mostrou que o design dialoga com outros sis-temas de significação e resgata, difunde e reelabora o simbolismo das cores para construir ima-gens de qualidade, pureza, bem-estar, saúde, ecologia e feminilidade, entre outras, refletindo concepções ideológicas e culturais que têm lugar na vida contemporânea.
Título en inglés
Color as a mirror of society and culture: a study on the chromatic system of food packaging
Palabras clave en inglés
Color (symbology culture)
Design (graphic design - design and culture)
Design (society history)
Packaging (visual communication)
Semiotics
Resumen en inglés
Based on a theoretical referential which included art and design history, semiotics and cultural studies of color, this thesis supports the idea of color as language and cultural construction, observing its use in different systems of signification, in design and, particularly, in packaging design. The work starts from the evolution of visual language of packaging, observed between late 19th century and early 21st century, showing the changes occurred in design as an expression of the different moments of western society and visual culture, and bringing back the historical importance of colors in communication. Secondly, the work reviews the fundamentals of semiotics, transposing them to the approach of the color as a sign, and to the investigation of color language as a system. In order to explain the structural principles of this language, the meanings of colors and chromatic attributes are reviewed through bibliographical research. Through an empirical study, this thesis examines the chromatic language of contemporary packaging design, from a corpus of food packaging commercialized in Brazil. The results showed that the system of significations of color in packaging design leans both on the associative fields generated by the attributes of color -- hue, brightness and saturation -- and on the chromatic and semantic oppositions that such characteristics create. The study approach went beyond the structural analysis, involving simultaneously syntactic, semantic and pragmatic aspects of color, trying to explain its use as a tool for the diffusion of ideas and values. It was observed that the colors assume visual, iconic, indexical and symbolic functions in the packaging communication. In the symbolic level, the most frequent senses assumed by the colors corresponded to different discourses which guide the contemporary food practices. The research showed that design communicates with other systems of signification and rescues, spreads out and reconstructs the color symbolism to construct images of quality, pureness, welfare, health, ecology and femininity, among others, reflecting ideological and cultural conceptions which have their place in contemporary life.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
carlapereira.pdf (10.62 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-05-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.