• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2006.tde-18092007-135857
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre de Paula Mora
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Ventura, Alessandro (Presidente)
Alexandre, Carlos Alberto Inacio
Bomtempo, Edda
Título em português
Design de brinquedos: estudo dos brinquedos utilizados nos Centros de Educação Infantil do município de São Paulo
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Brincadeira
Brinquedo
Desenvolvimento infantil
Design
Resumo em português
O presente trabalho tem, como foco principal, o estudo de brinquedos e sua influência no processo de aprendizagem das crianças em idade pré-escolar. Para discorrer sobre o processo de desenvolvimento infantil, reportou-se aos conceitos de Jean Piaget que retrata sua teoria em etapas subseqüentes de desenvolvimento. Levou-se em consideração, também, os aspectos que caracterizam o brinquedo e as diferentes maneiras que ele interage com a criança. Como estudo de caso, foi realizado um levantamento dos brinquedos existentes em três escolas de educação infantil, com o objetivo de verificar se eles atendiam as principais necessidades de cada faixa etária das crianças matriculadas. Esse estudo foi feito por meio de entrevista com a coordenação e professoras, e, ainda, através de registros fotográficos dos diferentes modelos de brinquedos disponíveis em cada sala de aula. Os resultados obtidos valeram de um rico material de análise e discussão que ao final do trabalho permitiram algumas reflexões e sugestões sobre as diferentes possibilidades que o brinquedo proporciona em cada etapa do desenvolvimento da criança. Aqui não se pretende esgotar todos os assuntos sobre o uso do brinquedo, e sim contribuir com questões importantes, não só do ponto de vista de quem promove a atividade com brinquedo, mas, sobretudo, para aquele que pretende criar e desenvolver brinquedos.
Título em inglês
Toy design: study of toys used in Child Educational Centers in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Child development
Design
Leaning techniques
Play
Toy
Resumo em inglês
This is a study about toys and its influence on the learning process of pre-school children. To talk over the child development process, it was used Jean Piaget?s concepts as delineated in his sequential developing phases. It was considered, also, the aspects that characterize the toy and its many ways to interact with the child. As a case study, it was made a toy gathering on three grade schools, aiming to check if they answer its main requirements of each age group of the enrolled children. This study was done by interviewing teachers and principals and making a photographic register of the different toys available on each classroom. The outcome were an exquisite analysis and discussion material that allowed some reflections and suggestions over different possibilities that the toy may offer for each step on child developing. It is not intended to cover every discussion over toy uses, but to contribute with value questions, not only under the perspective from whom promotes playing activities, but, over all, for whom creates and develops new toys.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Dissertacao.pdf (6.63 Mbytes)
Data de Publicação
2007-09-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.