• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2009.tde-17112010-094224
Documento
Autor
Nome completo
Maria Helena Werneck Bomeny
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Perrone, Rafael Antonio Cunha (Presidente)
Costa, Carlos Roberto Zibel
Martins Filho, Plinio
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Wilke, Regina Cunha
Título em português
O panorama do design gráfico contemporâneo: a construção, a desconstrução e a nova ordem
Palavras-chave em português
Comunicação visual
Design gráfico
Tipografia
Resumo em português
Tomando o design gráfico como eixo de observação, foram analisados os caminhos traçados na profissionalização dessa atividade e os fatores que levaram a mensagem a alcançar a forma gráfica atual. Nessa análise, foram consideradas as mudanças decorrentes não só da introdução da tecnologia digital, mas também das transformações de tendências e padrões culturais que determinaram o período estudado. Como ponto de partida foram utilizados os princípios modernistas, sistematizados pela Bauhaus e seqüenciados pelas diretrizes da Escola Suíça, que determinaram o papel do design gráfico como um transmissor neutro e cuja proposta era a claridade, a objetividade e a funcionalidade, por meio de formas universais e livres de valores regionais. O objetivo central foi analisar a perda da supremacia desses valores, acompanhada pela introdução da tecnologia digital, com novos equipamentos oferecendo novas ferramentas, possibilitando novos enfoques para a idealização dos projetos.
Título em inglês
The panorama of contemporary graphic design: construction, desconstruction and the new order
Palavras-chave em inglês
Graphic design
Printing
Visual communication
Resumo em inglês
Taking graphic design as an observation axis, the course followed in the professionalization of this activity and the factors that led the message to take its current graphical form were analyzed. In this investigation, not only the changes brought about by the introduction of digital technology were considered, but also the transformation of cultural trends and patterns which determined the period studied. Modernist principles were used as a starting point, as systemized by Bauhaus and arranged by the guidelines established by the Swiss School, which determined the role of the graphic design as a neutral transmitter and whose proposal was clarity, objectivity and functionality, through universal forms and freed of regional values. The main objective was to analyze the loss of supremacy of these values, accompanied by the introduction of the digital technology, with new equipments offering new tools, which enabled new approaches in the conceptualization of projects.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-11-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.