• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2009.tde-17112010-094224
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Helena Werneck Bomeny
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Perrone, Rafael Antonio Cunha (Presidente)
Costa, Carlos Roberto Zibel
Martins Filho, Plinio
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Wilke, Regina Cunha
Título en portugués
O panorama do design gráfico contemporâneo: a construção, a desconstrução e a nova ordem
Palabras clave en portugués
Comunicação visual
Design gráfico
Tipografia
Resumen en portugués
Tomando o design gráfico como eixo de observação, foram analisados os caminhos traçados na profissionalização dessa atividade e os fatores que levaram a mensagem a alcançar a forma gráfica atual. Nessa análise, foram consideradas as mudanças decorrentes não só da introdução da tecnologia digital, mas também das transformações de tendências e padrões culturais que determinaram o período estudado. Como ponto de partida foram utilizados os princípios modernistas, sistematizados pela Bauhaus e seqüenciados pelas diretrizes da Escola Suíça, que determinaram o papel do design gráfico como um transmissor neutro e cuja proposta era a claridade, a objetividade e a funcionalidade, por meio de formas universais e livres de valores regionais. O objetivo central foi analisar a perda da supremacia desses valores, acompanhada pela introdução da tecnologia digital, com novos equipamentos oferecendo novas ferramentas, possibilitando novos enfoques para a idealização dos projetos.
Título en inglés
The panorama of contemporary graphic design: construction, desconstruction and the new order
Palabras clave en inglés
Graphic design
Printing
Visual communication
Resumen en inglés
Taking graphic design as an observation axis, the course followed in the professionalization of this activity and the factors that led the message to take its current graphical form were analyzed. In this investigation, not only the changes brought about by the introduction of digital technology were considered, but also the transformation of cultural trends and patterns which determined the period studied. Modernist principles were used as a starting point, as systemized by Bauhaus and arranged by the guidelines established by the Swiss School, which determined the role of the graphic design as a neutral transmitter and whose proposal was clarity, objectivity and functionality, through universal forms and freed of regional values. The main objective was to analyze the loss of supremacy of these values, accompanied by the introduction of the digital technology, with new equipments offering new tools, which enabled new approaches in the conceptualization of projects.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-11-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.