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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2017.tde-16022017-124050
Documento
Autor
Nome completo
Diego Normandi Maciel Dutra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Taralli, Cibele Haddad (Presidente)
Bonatti, Fernanda Alves da Silva
Dantas, Denise
Título em português
Design para acessibilidade: inclusão de pessoas com deficiência visual ao serviço de cinema
Palavras-chave em português
Acessibilidade
Cinema
Deficiência Visual
Design de Serviços
Inclusão
Resumo em português
O censo demográfico apresentado pelo IBGE em 2010 apontou cerca de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência vivendo no Brasil, dentre as quais 35 milhões são deficientes visuais. Apesar de consistir grande parcela da população, são notáveis as barreiras que esse público enfrenta para ter acesso à cultura e ao lazer, pois as iniciativas de inclusão em ambientes de convívio social são limitadas e muitas vezes inexistentes. Sob o olhar do Design, e com base em métodos relacionados Design de Serviços, este trabalho apresenta uma pesquisa não propositiva sobre acessibilidade daquele público em salas de cinema, considerando toda a complexidade que envolve essa experiência, desde, por exemplo, a produção de filmes até a experiência propriamente dita nos espaços de projeção.
Título em inglês
Design for accessibility: inclusion of visually impaired people in the cinema service
Palavras-chave em inglês
Accessibility
Cinema
Inclusion
Service Design
Visual Disability
Resumo em inglês
The census presented by IBGE in 2010 showed about 45 million people with disabilities living in Brazil, of which 35 million are visually impaired. Despite this fact, persons with disabilities face obvious barriers to cultural and leisure services due to the limitation or lack of attitudinal and environmental inclusion initiatives. From a Design perspective, and based on Service Design methods, this paper presents a research on accessibility in cinemas, considering the complexity that surrounds this experience, the production of films, and the experience itself in projection rooms.
 
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diegonormandi.pdf (16.65 Mbytes)
Data de Publicação
2017-03-21
 
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