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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2017.tde-16022017-100412
Documento
Autor
Nombre completo
Luisa Sopas Rocha Brandão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Nascimento, Luís Cláudio Portugal do (Presidente)
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Rizolli, Marcos
Título en portugués
Processos criativos, técnicas e linguagens utilizadas na produção artesanal da manifestação cultural do Bumba-meu-boi no Maranhão
Palabras clave en portugués
Bumba-meu-boi
Festejos populares
Figurinos
Maranhão
Técnicas artesanais
Tradições culturais
Resumen en portugués
O presente estudo, de natureza qualitativa, registra, analisa e compara processos criativos, técnicas e linguagens utilizadas na produção artesanal de quatro agremiações tradicionais que se dedicam à manifestação cultural do Bumba-meu-boi no estado do Maranhão, os grupos "Bumba-meu-boi de Morros", "Bumba-meu-boi da Floresta", "Bumba-meu-boi da Maioba" e "Bumba-meu-boi da Liberdade". Buscou-se compreender a configuração de suas identidades culturais, sobretudo em relação às características visuais dos figurinos de seus participantes. Esta escolha foi motivada pela diversidade de atributos artístico-expressivos, além de sociais e culturais, entre os grupos selecionados. A pesquisa se justifica pela importância da manifestação cultural no cenário estadual e nacional, pela escassez de estudos que focalizem o fenômeno visual do Bumba-meu-boi e que evidenciem, em especial, a atuação dos artesãos na produção dos vestuários dos grupos maranhenses. Configura-se ainda como um registro de técnicas tradicionais que podem se perder ou se modificar significativamente com o passar dos anos. Inicialmente, uma pesquisa bibliográfica foi realizada para compreender a natureza do fenômeno. Após reconhecimento das especificidades destes festejos populares, foi conduzida extensa pesquisa de campo, levantando dados junto a líderes e artesãos dos grupos pré-selecionados, por meio de entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos, observações e anotações. Entre os resultados desta pesquisa, destaca-se a constatação da existência de técnicas artesanais que passam de geração a geração, motivando artesãos de diferentes idades e gêneros a dar continuidade a este ofício e manter seu vínculo com os grupos. Evidencia-se também as discussões que revelam as diferentes escolhas que baseiam o processo de produção das indumentárias em cada um dos grupos observados, que buscam reforçar identidade cultural. Ressaltase, ainda, a compreensão de aspectos sociológicos que influenciam as reconfigurações e ressignificações relacionadas à manifestação cultural do Bumba-meu-boi, sobretudo seus desdobramentos no artesanato produzido pelas comunidades que seguem representando a identidade maranhense e perpetuam esta relevante parte da cultura popular brasileira.
Título en inglés
Creative processes, craft techniques and visual languages which are part of the traditional handmade costumes for the cultural celebration of Bumba-meu-boi in the state of Maranhão in northern Brazil
Palabras clave en inglés
Bumba-meu-boi
Costumes
Craft techniques
Cultural celebration
Folk tradition
Maranhão
Resumen en inglés
This qualitative research documents, analyses and compares different creative processes, craft techniques and visual attributes present in the handmade production of each year's costumes for four traditional groups of performers of the well-known June-to-July cultural celebration of Bumba-meu-boi in the northern Brazilian state of Maranhão. The Bumba-meu-boi folk tradition involves music, dance, dramatic narrative, as well as visually rich costumes. The four groups of players investigated in this research are "Bumba-meu-boi de Morros", "Bumba-meu-boi da Floresta", "Bumba-meu-boi da Maioba" and "Bumba-meu-boi da Liberdade". These four groups were selected based on their diverse expressive and artistic qualities, in addition to their social and cultural exuberance. The Bumba-meu-boi artistic phenomenon has great significance in the state of Maranhão, and also in Brazil as a whole. In contrast, there is little scientific research documenting Bumba-meu-boi's visual language and the way the costumes are conceived and crafted by such varied groups of folk dancers in the state of Maranhão. In this regard, this research also sought to record the craft techniques in danger of being forgotten or significantly altered in the coming years. A preliminary review of the related literature was done to provide an initial, general understanding of the Bumba-meu-boi phenomenon. Once this first survey of the various specific aspects of this folk tradition was concluded, extensive fieldwork was also carried out to collect data from leaders of the four selected groups of players and their craftspeople. This was accomplished by means of semi-structured, recorded interviews, as well as photographs, direct observation and note taking. Among the results of this study is the identification of craft techniques which are passed from one generation to the next, engaging craftspeople of all ages, thus keeping their craft alive as they strive to preserve cultural ties within each particular group of players which they identify with. The process of discussing different creative and manufacturing alternatives amongst the creators and producers of each year's new costumes, so that such visual components can reinforce the thematic and cultural identity of each group of players of Bumba-meu-boi, is documented and analyzed as well. The study also features some key sociological aspects that determine the reconfiguration and resignification of the cultural activity of Bumba-meu-boi, in particular its costumes, each year handcrafted anew by these communities which keep on representing the cultural identity of people of the state of Maranhão and perpetuating this relevant component of Brazilian popular culture.
 
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luisasopasrev.pdf (22.01 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-03-06
 
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