• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2012.tde-14062012-142306
Documento
Autor
Nome completo
Heitor Piffer Siqueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Nascimento, Luís Cláudio Portugal do (Presidente)
Dantas, Denise
Fontoura, Antônio Martiniano
Título em português
Aspectos próprios ao universo de noções e competências do design identificáveis, eventualmente, na atuação de indivíduos formados nesta área no desempenho de outras atividades profissionais
Palavras-chave em português
Design (Estudo e ensino)
Design (Formação profissional)
Design de produtos
Design gráfico
Resumo em português
Com a crescente oferta de cursos superiores de design no Brasil, considerou-se que parte dos egressos destes cursos não seguem atuando nesta área. Notou-se que, com o advento de publicações sobre o tema do design thinking e sobre o ensino de elementos do design na educação geral, há valorização dos atributos da formação do designer para resolver problemas em outras áreas. O objetivo desta pesquisa foi verificar a possibilidade de aspectos da formação em design permearem a atuação de ex-alunos deste curso no desempenho de outras atividades profissionais. Metodologia de projeto, antecipação construtiva, capacidade criativa, uso de linguagem visual, pensamento abstrato, análise crítica, noções de gestalt e de semiótica, entre outros elementos, fazem parte da formação do designer e interferem em sua forma de pensar e de resolver problemas. Esta pesquisa se baseou em métodos qualitativos de investigação, empregando, sobretudo, entrevistas semiestruturadas em profundidade com diversas categorias de respondentes afetas à temática.
Título em inglês
Aspects specific to the universe of design ideas and competencies that can be eventually identified, when design graduates carry out their activities in other professional areas.
Palavras-chave em inglês
Design
Design thinking
Education
Graphic design
Industrial design
Product design
Transfer of learning
Resumo em inglês
With the growing offer of higher education courses in design in Brazil, some that graduate from these courses end up not working in this area. The advent of publications on the subject of design thinking and on the teaching of design elements in general education, the attributes of designer's academic background for solving problems in other areas are being valued. The object of this research was to check for the possibility that aspects of their background in design might permeate the actions of former students of this course when carrying out other professional activities. Project methodology, constructive anticipation, creative capacity, the use of visual language, abstract thinking, critical analysis, notions of Gestalt and semiotics and other elements form part of the designer's education and interfere in his/her way of thinking and solving problems. This research is based on qualitative methods of investigation and uses, in particular, semi-structured and in-depth interviews with many different categories of respondents who are devoted to this subject.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-08-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.