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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2006.tde-14052010-104738
Documento
Autor
Nome completo
Kleber Adriano Silva e Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Dworecki, Silvio Melcer (Presidente)
Carramella, Elaine da Graça de Paula
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Título em português
O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens
Palavras-chave em português
Comunicação visual
Imagem digital
Linguagem
Meios de comunicação
Multimidia interativa
Tempo
Resumo em português
Com o desenvolvimento das formas de comunicação e expressão ao longo dos séculos, as sociedades puderam experimentar vários modos de fazer arte. Várias finalidades, várias técnicas, algumas tecnologias. A representação da fala pela escrita trouxe conseqüências profundas; entre elas a dominância visual em detrimento dos outros sentidos. Esta nova mídia criou a necessidade de desenvolver linguagens adequadas às suas características. Os computadores possibilitaram a reinterpretação das linguagens existentes e o desenvolvimento de linguagens capazes de integrar todas as outras, com um imenso potencial expressivo. As atuais tecnologias da informação e suas mídias, aliadas à linguagem digital, permitiram uma extrema e radical compressão de tempos e distâncias. A linha de pesquisa deste trabalho está relacionada à experimentação de possibilidades artísticas e expressivas, através do desenvolvimento de estudos visuais com bases conceituais da teoria da Gestalt e da Semiótica. São propostas diferentes utilizações do tempo na releitura digital de obras construtivistas, concretistas e da Optical Art, simulando movimento onde este é sugerido como tensão. A passagem do ponto ao pixel não pode ser feita sem tradução e não deveria ser feita sem interpretação, sem criação.
Título em inglês
The dot and the pixel new media, new languages
Palavras-chave em inglês
Digital imaging
Interaction
Language
Media
Multimedia
Time
Visual communication
Resumo em inglês
Through the centuries, human societies have been able to create art in many different ways and developed various communication and expression strategies. Many ends, many techniques, some technologies. The representation of speech through writing brought great results, especially the supremacy of sight at the expense of the other remaining senses. This new media created the need for a customized language to meet its characteristics. Computers made possible a reinterpretation of the existing languages and the development of languages able to integrate all others, with a huge potential for expression. The current information technologies and their media, based on digital languages, led to a radical compression of time and space. This line of research presents some artistic and expressive possibilities through visual studies based on Gestalt and Semiotics general principles. Distinct time interpretations are proposed within the digital version of constructivist, concrete and Op Art artworks, simulating movement where previously it had just been suggested as tension. The shift from dot to pixel is not a translation-free process and should not happen without interpretation, without creation.
 
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ponto_pixel.pdf (3.07 Mbytes)
Data de Publicação
2010-08-10
 
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