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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-12092014-122450
Document
Auteur
Nom complet
Eduardo Hiroshi Omine
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Hanns, Daniela Kutschat (Président)
Fernandes, Patrícia Moran
Nakamura, Ricardo
Titre en portugais
Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas
Mots-clés en portugais
Arte generativa
Computação
Design
Design computacional
Resumé en portugais
Esta pesquisa objetiva investigar o design computacional, explorando a aplicação de ferramentas conceituais da computação no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas. A realização desta pesquisa foi motivada por observações feitas pelo autor ao longo de sua experiência profissional, projetando e desenvolvendo interfaces digitais. Constatou-se que muitos profissionais, intitulados "designers", possuem pouco ou nenhum conhecimento das tecnologias envolvidas na implementação das interfaces que projetam. Por outro lado, esses mesmos profissionais se limitam a usar alguns poucos softwares comerciais (como por exemplo o Adobe Photoshop) enquanto ferramentas computacionais. Se o designer não conhece as tecnologias envolvidas no projeto (com suas possibilidades e suas limitações), pode acabar propondo soluções tecnicamente inviáveis ou inadequadas. E se o designer limita seu repertório de ferramentas, suas soluções podem ser concebidas mais em função dos recursos disponíveis nas ferramentas do que em função dos requisitos do projeto. Considerando que as ferramentas computacionais ocupam atualmente um papel central na produção, distribuição, e recepção de conteúdo, torna-se importante desenvolver uma postura crítica a respeito do uso da computação em design. E para tanto, faz-se necessário pesquisar as relações entre computação e design. Consultando autores das áreas de comunicação, cibernética, computação, artes, e design, buscou-se identificar os efeitos da computação na sociedade e no pensamento, sua aplicabilidade em outras áreas do conhecimento, e precedentes da arte e do design para uma abordagem computacional do design. Também foram consultados textos (em forma de depoimentos) de designers que trabalham com computação, nos quais relatam seus próprios processos de design. Além disso, foram realizadas entrevistas com 3 designers brasileiros, que ofereceram contribuições valiosas para aqueles que buscam compreender o design computacional de uma perspectiva brasileira. Esta dissertação pretende contribuir para uma maior compreensão das possibilidades e limitações da computação no design.
Titre en anglais
Computational graphic design: computing applied to design and production of dynamics and interactive images
Mots-clés en anglais
Computation
Computational design
Design
Generative art
Resumé en anglais
This research aims to study computational design, exploring the application of computing's conceptual tools in the design and the production of dynamic and interactive images. This research was motivated by reflections made by the author throughout his professional experience, designing and developing digital interfaces. It was found that many professionals, entitled "designers", have little or no knowledge of the technologies involved in the implementation of the interfaces they design. On the other hand, these same professionals limit themselves to use a few commercial softwares (for example, Adobe Photoshop) as computational tools. If the designer doesn't know the technologies involved in the design (with its possibilities and its limitations), he may end up proposing technically unfeasible or inappropriate solutions. If the designer limits his own tool set, his solutions may be conceived more as a function of the features available in the tools than the project's requirements. Considering that computational tools currently occupy a fundamental role in production, distribution, and reception of content, it becomes important to develop a critical stance regarding the use of computing in design. Therefore, it becomes necessary to study the relationships between computing and design. Consulting authors in the fields of communication, cybernetics, computing, arts, and design, we sought to identify the effects of computing in society and thinking, its applicability in other fields, and precedents from art and from design for a computational approach to design. Statements and articles from designers who work with computing, describing their own design processes, were also consulted. In addition, 3 interviews with Brazilian designers were conducted; the interviewees offered rich contributions for those who seek to understand computational design from a Brazilian standpoint. This dissertation aims to contribute to a larger comprehension of the possibilities and limitations of computing in design.
 
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Date de Publication
2014-10-04
 
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