• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2009.tde-12032010-162550
Document
Auteur
Nom complet
Ed Marcos Sarro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar (Président)
Giorgi Junior, Giorgio
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Titre en portugais
Estruturas icônicas nas cartilhas de treinamentos quadrinizadas
Mots-clés en portugais
Cartilhas
Iconicidade
Quadrinização
Resumé en portugais
O trabalho em questão investiga o conceito de estrutura enquanto representação icônica de idéias simples e complexas (na forma dos elementos das histórias em quadrinhos) e sua ocorrência em cartilhas de treinamento vertidas nessa linguagem gráfica. A pesquisa busca elucidar se haveria na linguagem dos quadrinhos um conjunto de unidades visuais mínimas de significação cujo caráter universal permitiria uma decifração intuitiva dos seus códigos, tornando a comunicação das cartilhas de treinamento mais eficaz. O referencial teórico se baseia nas perspectivas das ciências da linguagem (lingüística, Semiótica e Semiologia visual), das teorias da comunicação, da teoria do design e das ciências humanas aplicadas. O objeto deste estudo é uma cartilha de treinamento sobre coleta seletiva e consciência ambiental, elaborada no formato de histórias em quadrinhos e destinada principalmente a trabalhadores operacionais, mas também às suas famílias e sociedade em geral. O estudo concluiu que apesar da existência de um conjunto de signos icônicos elementares e universais, às vezes a operação desses signos depende da sua articulação com outros signos mais complexos e do auxílio do texto verbal para maior precisão, além da posse de certo repertório prévio.
Titre en anglais
Iconic structures in training comics
Mots-clés en anglais
Cartoonization
Iconicity
Training manuals
Resumé en anglais
The present work refers to the study of the concept of structure while the iconic representation of ideas, simple and complex, (by the visual elements of comics) and their presence in training manuals turned into this graphic language. The research seeks to confirm if there is such kind of thing as a set of minimal units of signification in comics which universal features would allow intuitive interpretation of its codes, making communication via manuals more efficacious. The theorical reference is based upon the perspectives of sciences of language (linguistics, semiotics and visual semiology), the theories of communication, design theory and on applied human sciences. The object of this study is a training manual about environmental education and recycling published as a comic book and planned for the use of operational employees but also for their families and community. The study has concluded that, although the existence of a collection of elementary and universal iconic signs, sometimes handling this signs depends on the articulation with more complex signs and on the help of verbal text for means of higher precision, besides the possession of a certain previous background.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-05-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.