• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-10072014-162359
Documento
Autor
Nome completo
Elisa Jorge Quartim Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Dantas, Denise (Presidente)
Alvarenga Netto, Clovis Armando
Sousa, Cyntia Santos Malaguti de
Título em português
Design de embalagens de alimentos orgânicos industrializados: análise da percepção dos aspectos ambientais e suas especificidades
Palavras-chave em português
Alimentos industrializados orgânicos
Design
Embalagens de alimentos
Impactos ambientais
Resumo em português
Este estudo tem como objetivo verificar a coerência entre o design das embalagens de alimentos orgânicos industrializados, seu conteúdo e a filosofia dos produtores, conforme critérios técnicos, ambientais e percepção dos consumidores. Foram selecionados produtos nos principais pontos de venda paulistanos, presentes no mercado entre 2011 e 2013. Foram feitas entrevistas com os consumidores para verificar a percepção das informações sobre o produto e fabricantes, em relação às especificidades dos produtos orgânicos. Os resultados foram comparados com a avaliação técnica das embalagens, indicando possíveis deficiências de projeto e pontos positivos, de modo a subsidiar futuros projetos de embalagens com melhor identificação das características ambientais associadas a essa categoria.
Título em inglês
Processed organic food packaging design: perception analisis of enviromental aspects and its specificities
Palavras-chave em inglês
Design
Environmental impacts
Organic processed food
Packaging food
Resumo em inglês
The present study aims to verify the consistency between the packaging design of processed organic food, its content and the producers' philosophy, according to technical and environmental criteria, and consumer perception. Products were selected on the main points of sale in São Paulo, commercially available between 2011 and 2013. Interviews with consumers were made to verify the perception of the product and manufacturers informations, in relation to the organic products specificities. The results were compared with the packaging technical evaluation, indicating possible design deficiencies and strengths in order to support future packaging designs with a better identify of environmental characteristics associated with that category.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-08-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.