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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2015.tde-08092015-130740
Documento
Autor
Nome completo
Sérgio Kooji Kamimura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Dantas, Denise (Presidente)
Farias, Priscila Lena
Souza, Ana Cristina Azevedo dos Santos
Título em português
O caso das escolas Waldorf: identidade visual além dos signos gráficos
Palavras-chave em português
Antroposofia
Escolas
Identidade visual
Pedagogia Waldorf
Resumo em português
A identidade visual das escolas Waldorf, que constituem unidades independentes entre si, é construída de uma forma diferente da que ocorre em outras escolas. Elas apresentam uma série de manifestações visuais espontâneas, que as fazem ser reconhecidas como parte de um todo. Nesta pesquisa qualitativa procurou-se compreender que manifestações visuais são essas e de que forma elas ajudam na construção das identidades visuais dessas instituições. Buscou-se também entender como tais identidades se relacionam com os preceitos filosóficos desta pedagogia específica. Nas pesquisas exploratórias realizou-se um levantamento que abordou determinadas escolas particulares na cidade de São Paulo, de modo a se compreender o contexto em que as escolas Waldorf se inserem: um universo que apresenta variedade e exuberância de estilos gráficos. Para esta compreensão, foi necessário classificar estas escolas com critérios relacionados à sua modalidade de administração - escolas autônomas ou componentes de um sistema de ensino com administração central. As instituições também foram classificadas quanto a sua orientação: religiosa, comunitária, "internacional" e/ou bilíngue. Finalmente, as escolas foram classificadas quanto à orientação pedagógica/filosófica. Foram feitas então pesquisas bibliográficas acerca dos conceitos e estratégias de marca, marca gráfica, identidade visual e sistemas de identidade visual, como também das teorias que tratam da pedagogia Waldorf e da Antroposofia, um movimento filosófico, criado por Rudolf Steiner, no início do século XX, do qual esta pedagogia é uma aplicação prática. Esta pesquisa é um estudo de casos múltiplos, por envolver várias escolas independentes. Para a constatação das manifestações visuais, foram feitas pesquisas de campo com registros fotográficos em cinco escolas Waldorf, selecionadas na cidade de São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, Colégio Waldorf Micael, Escola Waldorf Francisco de Assis, Escola Waldorf São Paulo e Escola de Resiliência Horizonte Azul. Para a compreensão da relação dessas manifestações visuais com os preceitos filosóficos desta pedagogia, foram realizadas entrevistas com pessoas ligadas à pedagogia Waldorf e à Antroposofia. Este estudo concluiu que muitas escolas desta pedagogia fazem uso de tipografias características da Antroposofia em suas marcas gráficas e que algumas estão instaladas em edifícios, cuja arquitetura é característica da Antroposofia. No entanto, mesmo sem esses elementos identitários da pedagogia Waldorf, as manifestações visuais originadas dos seus preceitos filosóficos ajudam a construir uma identidade visual muito particular, em um processo natural e espontâneo.
Título em inglês
The case of Waldorf schools: visual identity beyond the graphic signs
Palavras-chave em inglês
Anthroposophy
Schools
Visual identity
Waldorf education
Resumo em inglês
The visual identity of the Waldorf schools, which are independent units from each other, is built in a different way from that seen in other schools. They have series of spontaneous visual manifestations that make them be recognized as parts of a whole. This qualitative research tries to understand what these visual manifestations are and how they help in the construction of the visual identity of these institutions. It also sought to understand how such identities relate to the philosophical precepts of this specific pedagogy. The exploratory research carried out a survey that addressed certain private schools in the city of São Paulo, in order to understand the context in which the Waldorf schools are included: a universe that has variety and exuberance of graphic styles. For this understanding, it was necessary to classify these schools within criteria related to their administration mode - autonomous schools or components of an education system with central administration. These institutions were also classified according to their orientation: religious, community, "international" and / or bilingual. Finally, the schools were classified by educational / philosophical orientation. Then, literature researches were conducted about the concepts and the strategies of brand, graphic brand, visual identity and branding systems, as well as the theories related to Waldorf education and Anthroposophy, a philosophical movement created by Rudolf Steiner at the beginning of the 20th century, of which this pedagogy is a practical application. This research is a study of multiple cases because it involves several independent schools. To verify the visual manifestations, on site researches with photographic records were taken in five Waldorf schools selected in São Paulo city: Escola Waldorf Rudolf Steiner, Colégio Waldorf Michael, Escola Waldorf Francisco de Assis, Escola Waldorf São Paulo and Escola de Resiliência Horizonte Azul. To understand the relationship of these visual manifestations with the philosophical precepts of this pedagogy, interviews were conducted with people connected to the Waldorf education and Anthroposophy. This study found that many schools of this pedagogy make use of type fonts that are characteristic of Anthroposophy in their graphic brands and some are lodged at buildings which architecture is characteristic of Anthroposophy. However, even without these identifying elements of Waldorf education, visual manifestations originating from its philosophical precepts help build a very particular visual identity, in a natural and spontaneous process.
 
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sergiokooji.pdf (15.61 Mbytes)
Data de Publicação
2015-09-14
 
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