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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2012.tde-03072012-150545
Documento
Autor
Nome completo
Thereza Christina Ferreira Dantas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Giorgi Junior, Giorgio (Presidente)
Fialho, Roberto Novelli
Salata, Robinson
Título em português
O mobiliário infanto-juvenil da casa paulistana na década de 1950 e suas relações com o espaço físico da criança
Palavras-chave em português
Brasil
Casa
Design
Móvel infantil
Resumo em português
A presente dissertação trata da produção do mobiliário infantil em São Paulo, no período entre 1950 e 1960. A pesquisa elaborada visou a apresentar um panorama dos aspectos sociais, culturais e econômicos, na primeira metade do século XX, bem como examinar os preceitos educacionais daquele momento, a fim de suscitar hipóteses que ajudassem a localizar o lugar da criança na residência, e o mobiliário produzido para esse(s) espaço(s). O trabalho procurou registrar e analisar a produção do espaço e do mobiliário infantil, sem enfoque específico de idade. O critério adotado foi o do mobiliário que tivesse uma conexão com a criança, com o filho que não se tornou adulto. Pode ser um bebê, uma criança ou um adolescente. O mais importante considerado aqui foi criar uma análise do que estava sendo feito para o filho, quando ocorreu esse fazer específico para a criança. Apoiada no levantamento de imagens efetuado nos jornais e nas revistas especializadas da época procurou analisar quais móveis (cama, berço, cômoda, armários) eram produzidos, quais os materiais empregados na sua produção, e quais desenhos eram utilizados na sua concepção
Título em inglês
Child and teenager furniture in São Paulo houses in the 50's and its relations with the child's physical space
Palavras-chave em inglês
Brazil
Child
Design
Furniture
House
Resumo em inglês
This dissertation deals with the production of child furniture in São Paulo, Brazil, in the period between 1950 and 1960. The research intended to present an overview of the country's social, cultural and economic aspects in the first half of the 20th century, and to examine educational precepts of that time, in order to develop hypotheses that could help to understand both the place that children held in the home, and the furniture produced for their space. This work also attempted to register and analyze the production of the child's furniture and space, with no specific focused age. The adopted criteria was that the furniture had some kind of relation with the child -- either a newborn baby, a child or a teenager. The key point considered here was to analyze of what was being done for the child, and when this specific doing had occurred. Based on the research of images published in newspapers and magazines of the period, this work intended to analyze which pieces of furniture (bed, cradle, chests of drawers, wardrobes) were produced, the array of materials employed, and the design considered during their creation
 
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Data de Publicação
2012-08-29
 
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