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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.16.2009.tde-29112010-083628
Document
Author
Full name
Giselle Luzia Dziura
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2009
Supervisor
Committee
Szmrecsanyi, Maria Irene de Queiroz Ferreira (President)
Ottoni, Dacio Araujo Benedicto
Santos, Maria da Graça Rodrigues
Sumner, Anne Marie
Vargas, Heliana Comin
Title in Portuguese
Permeabilidade espacial e zelo urbanístico no projeto arquitetônico: da modernidade à pós modernidade nos edifícios multifuncionais do eixo estrutural sul de Curitiba, 1966-2008
Keywords in Portuguese
Curitiba(PR)
Edifícios multifuncionais
Espaços privados
Espaços públicos
Permeabilidade espacial
Planejamento urbano
Pós-modernidade
Abstract in Portuguese
O estudo consiste na análise das mudanças da relação espacial do edifício multifuncional, caracterizado pelo Plano Massa, com o ambiente urbano marcado pelo Eixo Estrutural Sul em Curitiba, entre 1966 e 2008.O Plano Massa consisteemuma configuração arquitetônica e urbanística que atende a orientações legais específicas de ocupação nos Eixos Estruturais. Estes são resultantes de uma das propostas do Plano Preliminar de Urbanismo, de 1965, e caracterizam-se como setores em faixa submetidos a diretrizes de ocupação e uso do solo, fundamentadas no crescimento e adensamento, e condutores da expansão da cidade em vias tangenciais ao centro desta. A relação espacial edifício/entorno imediato incide na transição entre espaço público, presente nas galerias cobertas, e semipúblico, no interior dos edifícios, cujo processo de transformação urbana se sustenta no processo de migração deformada. A migração constitui a transição, em diferentes graus de dimensão física, social e funcional, dos espaços públicos para o interior dos edifícios. Atribui-se a deformação à mudança do caráter de uso e apropriação e, conseqüentemente, do significado: de espaço público para semipúblico. Assim, a hipótese principal é que, com a tensão entre as forças das regras do planejamento urbano, as exigências do mercado imobiliário e as mudanças sociais, econômicas e culturais, houve uma tendência de redução na utilização dos espaços públicos por pedestres, aliada à migração deformada desses espaços para o interior dos edifícios multifuncionais no trecho e período descritos. O objetivo do trabalho consiste em avançar na reflexão histórica e teórica sobre esses edifícios e sua inter-relação com o espaço urbano, a fim de fornecer subsídios para o ensino da arquitetura e urbanismo e desenvolver projetos nessa área em contextos similares. A partir da análise conjuntural de cenários, identificam-se três momentos em que ocorreram tais transformações urbanas. O primeiro (1966-1971) se refere aos Eixos Estruturais como concepção, com o anseio de planejar conforme o pensamento modernista, cujo Plano Diretor atendia à legislação específica. O segundo (1971-1983) compreende o Plano Massa perante o planejamento, com redefinição do pensamento moderno quanto à implantação e ocupação dos edifícios. O terceiro (1983-2008) inclui a adaptação dessas regras aos interesses políticos e imobiliários e às transformações ocorridas na produção do espaço urbano, cujo resultado tendeu à migração mencionada. Para atingir o objetivo proposto e comprovar a hipótese levantada, os procedimentos metodológicos consistem no levantamento de obras construídas, seguido pela identificação das tipologias conforme seu ano de implantação, e pela análise da migração deformada dos espaços quanto à permanência e aparecimento ou desaparecimento das tipologias identificadas, usando como parâmetro a permeabilidade espacial. Os períodos históricos buscam explicar as mudanças entre a teoria moderna e a prática pós-moderna. Assim, a análise pretende esclarecer alguns princípios da Pós-Modernidade que podem ser observados no trecho estudado determinados pelo advento do consumismo, aperfeiçoamento do lar para socialização, encapsulamento das trocas comerciais nos corredores protegidos das galerias e necessidade de segurança física, entre outros responsáveis pelo amadurecimento de uma cultura urbana, e forjados por vários atores sociais.
Title in English
Spacial permeability and urban care in architectural design: from modernity to post-modernity in multifunctionals buildings located on the southern structural axis of Curitiba
Keywords in English
Curitiba
Master plan
Multifunctional building
Post-modernity
Public spaces
Semi-public spaces
Spacial permeability
Abstract in English
The study is the analysis of spatial changes of the multifunctional building, characterized by the Plano Massa with the urban environment marked by the Southern Strutural Axis in Curitiba, between 1966 and 2008. The Plano Massa consists in an architectural and urbanistic configuration built according the guidelines of specific legal occupation in the structural axis, which were first defined on the "Preliminary Master Plan" in 1965. Their definition characterized the city´s growth as linear, following specific land use, transportation and road system guidelines. The linear corridors conduct the city expansion, tangential to the city center. The building/neighborhood spatial relation affects the transition between public spaces as the covered galleries, and semi-public, as inside the buildings in which the process of urban transformation is found on the deformed migration process. Migration is the transition, with a variety of physical, social and functional degrees, from public spaces into the interior of the buildings. Deformation corresponds to the changes of use, caused by the ownership and consequently the change of the building´s meaning from a public space to a semi-public space. Therefore, the main hypothesis is, with the tension among the forces of urban planning rules, the requirements of the property market and social changes, economic and cultural, there was a trend in reducing the use of public spaces for pedestrians, added to the deformed migration to inside the multifunctional buildings, in the Southern Strutural Axis in Curitiba during the period of analisys. The objective is to advance the historical and theoretical reflection on these buildings and their inter-relationship with the urban space in order to provide support for teaching architecture and urban design and developing projects in this area in similar contexts. From the analysis of economic scenarios, there are identified three moments that these urban transformations have occurred. The first one (1966-1971) refers to the Structural Axis as a design concept, inspired on the modernist mind set when the Master Plan met the specific legislation. The second period (1971-1983) includes the Plano Massa to the planning, with redefinition of the modern thought by the establishment of the buildings occupation. The third period (1983-2008) includes the adaptation of these rules to the political and property market and the changes in the production of urban space as the result of the migration mentioned. To achieve the proposed objective and to prove the hypothesis, the methodological procedures are: the organization of the data from the buildings constructed, followed by the identification of the buildings´ typology by the year of their development, and the analysis of deformed migration spaces by the appearance or disappearance of the types identified, using the spacial permeability as a parameter. The historical periods seek to explain the changes between modern theory and postmodern practice. Thus, the analysis seeks to clarify certain principles of post-modernity that can be observed in the studied cases, determined by the advent of consumerism, the home improvement for socialization, the commerce encapsulation inside the corridors and protected galleries, as a physical security, and some other responsible features as the urban culture enrichment, developed by various social actors.
 
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Publishing Date
2010-12-17
 
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