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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-29102018-183436
Documento
Autor
Nome completo
Samira Bueno Chahin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Lira, José Tavares Correia de (Presidente)
Salvadori, Maria Angela Borges
Andrade, Carlos Roberto Monteiro de
Nascimento, Flávia Brito do
Pereira, Margareth Aparecida Campos da Silva
Título em português
Cidade nova, escolas novas? Aní­sio Teixeira, arquitetura e educação em Brasí­lia
Palavras-chave em português
Anísio Teixeira
Arquitetura escolar
Arquitetura moderna
Brasília
Educação escolar
Educação progressiva
Equipamento escolar (planejamento urbano)
Unidade de vizinhança
Resumo em português
A tese propõe uma interpretação do Plano Educacional de Brasília por meio do cruzamento de leituras sobre três de seus aspectos. Apropriações das ideias em circulação sobre educação e cidade, o urbanismo de seu Plano Piloto e a tipologia de seu lugar escola em relação a práticas cotidianas de sua implementação são tópicos desde os quais uma miríade de personagens, propostas, conceitos e significações foi mobilizada para tratar das dimensões educativas do projeto de urbanidade concebido para a nova capital. A obra de Anísio Teixeira alinhava a interpretação proposta, funcionando como norte e recorte para o conjunto de circunstâncias entendidas como precedentes fundamentais da formulação deste projeto educativo. Sua trajetória, no entanto, é pensada como oportunidade especial de enfrentamento das relações, trocas e dissonâncias entre os campos da educação e da arquitetura e urbanismo, seja em âmbito nacional, seja internacionalmente considerados. Nos limites de uma leitura interdisciplinar entre arquitetura, urbanismo e educação, a tese formula uma narrativa sobre a produção do espaço escolar no contexto de modernidade que construiu Brasília.
Título em inglês
New city, new schools? Anísio Teixeira, architecture and education in Brasilia
Palavras-chave em inglês
Anísio Teixeira
Brasília
Modern architecture
Neighborhood unit
Progressive education
School architecture
School education
School plant (urban planning)
Resumo em inglês
The thesis proposes an interpretation of the Educational Plan of Brasilia through the crossing of readings on three of its aspects. Appropriations of circulating ideas about education and city, the urbanism of its Pilot Plan, and the typology of its school place in relation to the daily practices of its implementation are topics from which a myriad of characters, proposals, concepts and meanings have been mobilized to treat of the educational dimensions of the urbanity project designed for the new capital. The work of Anísio Teixeira aligned the proposed interpretation, functioning as a north and a cut for the set of circumstances understood as fundamental precedents of the formulation of this educational project. Its trajectory, however, is thought of as a special opportunity to confront relations, exchanges and dissonances between the fields of education and architecture and urbanism, both nationally and internationally. Within the limits of an interdisciplinary reading between architecture, urbanism and education, the thesis formulates a narrative about the production of the school space in the context of modernity that built Brasilia.
 
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Data de Publicação
2018-12-20
 
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